Especialistas alertam para alta incidência de raios no Maranhão

Especialistas alertam para alta incidência de raios durante período chuvoso
Reprodução TV Cidade MA

É possível observar um aumento significativo do volume de chuvas no Maranhão, comum para a estação. O período também é marcado pela alta incidência de raios.

Segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano passado, a média anual de raios a atingirem o país, nos últimos seis anos, foi de 77,8 milhões.

De acordo com a pesquisa, o Maranhão ocupa a quarta posição no rank dos estados onde há maior incidência de raios por quilômetro quadrado.

São Luís está entre as cinco capitais com maior densidade de raios por quilômetro quadrado (13,26), atrás de Rio Branco (30,13), Palmas (19,21), Manaus (18,93), São Luís (15,12) e, em seguida, Belém (14,47).

De acordo com o levantamento do Elat, a principal circunstância na qual ocorrem mortes por raio no país é durante as atividades rurais (25%), seguido de pessoas que estão dentro de casa (18%), próximas a veículos (10%), embaixo de árvores (8%), jogando futebol (7%), embaixo de coberturas (5%) e na praia (4%).

A prevenção é o principal meio para evitar mortes provocadas por raios. Durante as tempestades, deve-se evitar locais altos, sentar embaixo de árvores ou deitar no chão. A pessoa também deve manter distância de poças de água e objetos que possam conduzir a eletricidade, como linhas de energia e cercas de arame farpado. Dentro de casa, deve-se evitar entrar em contato com objetos ligados à rede elétrica ou ficar perto da tomada durante uma tempestade.

Mais informações na reportagem abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado