Mais de 20 pontos das praias de São Luís estão impróprias para banho

Mais de 20 pontos das praias de São Luís estão impróprias para banho
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Um levantamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) revelou que 21 trechos em praias da Grande Ilha de São Luís estão classificados como impróprios para banho. A única exceção é a praia do Mangue Seco, em Raposa.

De acordo com a Sema, as chuvas que caem na cidade têm influenciado na qualidade das águas das praias. Isso por conta da maior presença de matéria orgânica proveniente da lavagem das vias públicas, para os rios e, consequentemente, para o mar.

O período de monitoramento abrangeu do dia 19 de fevereiro de 2024 até 18 de março de 2024, como parte da série de acompanhamentos semanais das condições de balneabilidade das praias da ilha do maranhão.

O oceanógrafo Leonardo Gonçalves disse que as praias podem estar contaminadas com bactérias nocivas a saúde humana. A causa disse seria a presença de esgotamento nas águas e areia das praias.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que tem feito sistematicamente, em São Luís, operações para elevar e garantir o nível de controle e tratamento de esgoto, com ações de manutenção preventiva de redes com a retirada de pontos de extravasamento nas tubulações para mantê-las em bom funcionamento, evitando entupimentos que possam gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

Os investimentos incluem desde intervenções nas redes até a construção de quatro novas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE's) com mais de 22 km de rede coletora e 3.130 novas ligações domiciliares, o que trará impacto positivo na qualidade ambiental com a redução no volume de esgotos nos rios, garantindo melhoria na balneabilidade.

Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado