Veja cinco resoluções para um 2020 mais verde

O começo do ano é o momento perfeito para redefinir e repensar nossas ações. Ao fazer suas resoluções de Ano-Novo, pense também no meio ambiente. O consumo para atender às nossas necessidades e viver nossas aspirações está aumentando exponencialmente. Ao mesmo tempo, muitos não têm o suficiente para sobreviver.

“Precisamos repensar a forma como vivemos para viver melhor e com menos peso”, afirma Garrette Clark, diretora de Estilos de Vida Sustentáveis ​​do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“Por que não aproveitar este novo ano para repensar o que você quer da vida? Considere o que é realmente importante para você, o que você realmente quer e precisa. Pense em experiências, na presença de familiares e amigos e na compra de produtos que contribuem para essas metas e que possam durar mais, serem usados ​​várias vezes ou melhorarem o bem-estar de todos.”

Jovens empresários estão mostrando o caminho. Inspirados por sua criatividade e pelos recursos disponíveis, estão criando novos modelos de negócios para mudar o mundo.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. A comunidade de inovadores do PNUMA está feliz em liderar o caminho. Continue lendo para se inspirar e começar 2020 como um cidadão global mais sustentável!

Pense no que você está comprando

Esteja consciente do que você compra. Saiba como e onde suas compras foram produzidas verificando as cadeias de suprimentos.

Questione a origem de sua comida, se você não tiver certeza. Não aceite talheres e utensílios de plástico desnecessários quando houver opções laváveis. Largue de mão da tampa plástica para o café ou para o refrigerante!

Estas são pequenas coisas que você pode fazer. Mas, às vezes, pode ser difícil acompanhar. O que pode ajudá-lo com isso é o aplicativo Evocco, fundado pelo jovem campeão Hugh Weldon.

O aplicativo tem como objetivo educar o usuário sobre o impacto ambiental de suas compras de alimentos. Tire uma foto do seu recibo de compras para receber informações instantâneas sobre o impacto ambiental de seus alimentos.

Esteja ciente da fast fashion e vá devagar

“Moda rápida” descreve o processo pelo qual a roupa é criada rapidamente para se adaptar às tendências, geralmente usando materiais que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Essas roupas não duram muito e rapidamente acabam em aterros sanitários.

A indústria da moda produz 20% das águas residuais do mundo e 10% das emissões globais de carbono. Isso é mais do que todos os voos internacionais e transporte marítimo combinados.

A cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo de têxteis é depositado em aterro ou queimado. Se nada mudar, em 2050, a indústria da moda consumirá um quarto do orçamento mundial de carbono.

Felizmente, existem alternativas. Considere uma opção como a linha de roupas 100% sustentável Green Hug, fundada pelo jovem Jorge Eduardo Lomeli Carrillo.

Ele fabrica roupas com lixo, feitas com 50% de garrafas PET e 50% de roupas recicladas. Comparado ao vestuário convencional, o impacto ambiental é reduzido em até 90%.

Presenteie-se com produtos de higiene pessoal sem plástico

A cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico acabam no oceano. Você sabia que os produtos de cuidados pessoais são uma das principais fontes de microplásticos?

Eles são levados aos oceanos pelos ralos dos banheiros. Procure sabonetes faciais, cremes, maquiagens, desodorantes, xampus e outros produtos de higiene pessoal sem plástico em 2020.

Existem muitas alternativas sustentáveis, ​​ecologicamente corretas para os produtos plásticos tradicionais. A Batoul El Hakim, finalista dos Jovens Campeões de 2018, fundou a Savvy Element.

Sua empresa tem como objetivo projetar soluções químicas seguras e ecológicas, reduzindo o uso de substâncias agressivas que contribuem para emissões e resíduos perigosos.

Os ingredientes e materiais ativos são nativos de seu país de origem, extraídos e produzidos usando técnicas ecológicas, de baixa energia e com técnicas de baixo uso de água.

Leve sua própria sacola reutilizável se for às compras

Muitas lojas e supermercados fornecem a seus clientes sacolas plásticas de uso único para transportar suas mercadorias.

No entanto, essas sacolas acabam prejudicando o meio ambiente como uma importante fonte de poluição por plásticos. Ao trazer sua própria sacola, você diminui o desperdício.

O jovem Alhaji Siraji Bah encontrou seu próprio caminho para combater os sacos plásticos descartáveis. Ele cria sacos de papel biodegradáveis ​​ecológicos a partir de folhas de bananeira para combater a poluição plástica. Ele já produziu mais de 250.000 sacolas ecológicas.

Leve talheres e utensílios quando for viajar

Se você comer fora ou pedir um delivery, provavelmente receberá utensílios descartáveis ​​durante a refeição. Em todo o mundo, um milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto, enquanto até 5 trilhões de sacolas plásticas de uso único são usadas no mundo todo a cada ano.

Uma solução fácil é recusar talheres e garrafas de plástico quando for comer fora ou viajar. Leve seu próprio kit de talheres e garrafa de água quando viajar ou souber que estará comendo e bebendo na estrada.

Você também pode pedir alternativas sustentáveis ​​em restaurantes. A Ipsita Gupta iniciou o Projeto Patradya, que fornece tigelas e talheres 100% biodegradáveis e comestíveis.

Você tem o que é preciso para ser um Jovem Campeão da Terra? As inscrições serão abertas muito em breve! Envie seu projeto e faça parte da nossa comunidade de geradores de mudanças – envolva-se e entre na conversa sobre mudança ambiental.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra, desenvolvido pela Covestro, é a principal iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para engajar a juventude nos desafios ambientais mais prementes do mundo.

Com ONU Brasil.

Compartilhe
Conteudo Relacionado