OMS confirma primeiro caso de Marburgo na África Ocidental

OMS confirma primeiro caso de Marburgo na África Ocidental
Foto: Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Autoridades de saúde da Guiné-Conacri confirmaram esta semana o primeiro caso da doença de Marburgo no país e também na África Ocidental. O vírus, altamente infeccioso, causa febre hemorrágica e pertence à família do ebola. 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, enviou uma equipe de 10 especialistas para ajudar as autoridades locais a investigarem o caso. A agência da ONU trabalha também na avaliação dos riscos, na vigilância e na ajuda à comunidade para prevenir novas infecções.

Investigação 

O paciente buscou tratamento numa clínica local na província de Gueckedou e assim que os sintomas pioraram, a investigação começou. A diretora regional da OMS elogia a rapidez de investigação por parte dos trabalhadores de saúde da Guiné.  

Segundo Matshidiso Moeti, a rapidez com que o vírus Marburgo pode se espalhar requer ação rápida para interromper a transmissão de imediato. 

Ela explica que a OMS trabalha com as autoridades de saúde da Guiné-Conacri para uma resposta rápida, tendo a experiência do país em lidar com o ebola, já que os dois vírus são transmitidos de maneiras parecidas. 

A região de Gueckedou, onde o vírus Marburgo foi confirmado, é a mesma região onde foram registrados casos de ebola neste ano e onde começou o surto de ebola em 2014.

Morcegos 

A OMS explica que o vírus Marburgo é transmitido às pessoas pelo morcego da fruta. A doença começa de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça severa e mal-estar geral. 

O índice de fatalidade varia de 24% a 88%, dependendo de como os casos são geridos. A agência destaca que não existem vacinas nem tratamento antiviral e os pacientes dependem da hidratação por via oral ou intravenosa. 

Como a doença apareceu pela primeira vez na Guiné, as autoridades de saúde estão lançando campanhas para educar a comunidade sobre o vírus e formas de transmissão. Surtos de Marburgo já foram registrados em Angola, África do Sul, Quênia, República Democrática do Congo e Uganda. 

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado