OMS: pelo menos 177 países já iniciaram vacinação contra Covid-19

OMS: pelo menos 177 países já iniciaram vacinação contra Covid-19
Foto: Janssen (via ONU News).

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou esta sexta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid-19 já começou em 177 países. 

Falando a jornalistas em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que, em apenas um mês, a iniciativa Covax distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 nações.

Metas 

No início deste ano, Tedros apelou a todos os países que vacinassem suas populações já nos primeiros 100 dias de 2021. 

Faltam agora apenas duas semanas para o fim do prazo e 36 países estão atrasados. Destes, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias.  

Tedros diz que “acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo de vacinas e diplomacia de vacinas têm causado distorções no mercado, com grandes desigualdades na oferta e na demanda.” A Covax tem como entregar, mas não tem doses suficientes.

Esforço 

Apesar dessas dificuldades, ele acredita ser ainda possível cumprir essa meta com apenas 10 milhões de doses a mais. Tedros pediu aos países para ajudar doando o quanto puderem. 

Segundo o chefe da OMS, “compartilhar doses é uma escolha política difícil e os governos precisam do apoio de seu povo”, mas ele diz que pesquisas de opinião em países de alta renda apoiam a proposta. 

A OMS e parceiros também estão trabalhando para encontrar maneiras de aumentar a produção.  

Nesse momento, existem quatro vacinas em avaliação para a Lista de Uso de Emergência da OMS. Pelo menos uma delas deve ser liberada até o final de abril.

Crimes 

A agência informou que está preocupada com grupos criminosos explorando a demanda global pelos imunizantes contra a pandemia. 

Vários Ministérios da Saúde, autoridades regulatórias nacionais e organizações de compras públicas receberam ofertas suspeitas para fornecer vacinas.  

A OMS disse que as doses estão sendo desviadas e reintroduzidas na cadeia de abastecimento, sem nenhuma garantia de que foram mantidas na temperatura adequada para que façam efeito. E na internet, estão sendo vendidos produtos falsificados como vacina contra a Covid.  

A agência da ONU recebeu informação de que frascos de vacinas vazios estão sendo reutilizados. Por isso, a OMS pede que os frascos sejam destruídos ou descartados após a vacinação para evitar que possam cair nas mãos dos bandidos. 

Tedros alerta para qualquer venda suspeita de vacinas, que deve ser relatada às autoridades nacionais.

Atraso 

Esta sexta-feira, a OMS informou que as entregas de vacinas produzidas pelo Serum Institute of India para países da Covax terão atrasos este mês e em abril. 

A Índia está enfrentando uma nova onda de infecções. 

Nesse momento, a Covax e o governo indiano estão em negociações para garantir que alguns suprimentos sejam concluídos até o próximo mês. 

Também esta sexta-feira, quatro agências da ONU e parceiros pediram que os trabalhadores marítimos sejam uma prioridade nas campanhas de vacinação. 

Mais de 80% do comércio global é movido por transporte marítimo. A economia global depende dos 2 milhões de marinheiros que operam a frota global. 

Eles foram severamente afetados pelas restrições de viagem impostas durante a pandemia.  

Em janeiro de 2021, cerca de 400 estavam sem poder sair de navios comerciais, com seus contratos expirados.  

Além da OMS, o apelo foi feito pela Organização Internacional do Trabalho, OIT, Organização Marítima Internacional, OMI, Organização Internacional para Migrações, OIM, e Organização Internacional da Aviação Civil, Icao.  

Compartilhe
Conteudo Relacionado