Rodoviários confirmam "Operação Tartaruga" para esta quinta-feira (19), em São Luís

Rodoviários confirmam "Operação Tartaruga" para esta quinta-feira (19), em São Luís
Foto: arquivo/TV Cidade/RecordTV.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema), Marcelo Brito, confirmou para esta quinta-feira (19), a partir das 15 horas, a realização da Operação Tartaruga. O motivo é protestar contra demissão de cobradores no transporte coletivo. No começo da tarde desta quarta-feira (18), a entidade foi convocada para um encontro com os representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET), mas não chegaram a um acordo.

O diretor-executivo do SET, Paulo Pires, disse que os cobradores estão sendo retirados das funções devido, principalmente, a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos. Segundo ele, algumas linhas de São Luís demonstram que o passageiro não têm mais interesse em usar dinheiro.

“A função de cobrador, ou trocador, está onerando o serviço de alguma forma e tem que ser endereçada corretamente com a responsabilidade social das empresas e a tentativa do reposicionamento. Nós estamos adequando esse atendimento e essa transição na medida em que há adesão da população”, disse Paulo Pires.

Segundo o Sttrema, os empresários não apresentaram nenhuma proposta no sentido de atender à reivindicação dos trabalhadores, garantindo a permanência dos cobradores no sistema. Por isso a operação tartaruga desta quinta está mantida e o sindicato não descarta uma greve por tempo indeterminado.

Mais informações na reportagem de Paulo Pontes, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

A paralisação inicia no bairro Monte Castelo, passando pela Praça Deodoro e termina no Terminal de Integração da Praia Grande.

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Compartilhe
Conteudo Relacionado