
Apesar de a legislação prever a conclusão do processo de aposentadoria dos professores da rede pública estadual em até 60 dias após a entrega de toda a documentação necessária, muitos docentes enfrentam uma longa espera pelo benefício.
De acordo com um levantamento obtido por meio da Lei de Acesso à Informação, a média geral de tempo de espera nos processos analisados entre 2018 e 2022 é de mais de 32 meses. Em alguns casos, o tempo chegou a 63 meses, ou seja, mais de cinco anos.
Ainda segundo o levantamento, dos mais de 300 pedidos de aposentadoria feitos por professores em 2018, apenas 21 tiveram a portaria publicada até o fim de 2023. Isso representa menos de 7% das solicitações.
Entre os principais fatores que contribuem para o atraso estão a burocracia envolvida no processo e a falta de orientação adequada aos beneficiários.
Mais informações na reportagem de Raquel Álvares, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.