Projetos que ampliam acesso à mamografia avançam no Senado

Projetos que ampliam acesso à mamografia avançam no Senado
Foto: reprodução/TV Cidade | RECORD.

Duas propostas importantes para a saúde das mulheres avançaram no Senado. Os projetos de lei, aprovados pela Comissão de Assuntos Sociais, ampliam o acesso à mamografia pelo SUS.

Um dos textos prevê a realização do exame anualmente para mulheres a partir dos 40 anos. O outro antecipa o rastreamento para os 30 anos em casos de pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja feita a cada dois anos, entre os 50 e 69 anos. No entanto, especialistas alertam que essa faixa etária pode deixar muitos casos de fora. Associações médicas apontam que uma em cada quatro mulheres com câncer de mama tem menos de 50 anos.

Os projetos ainda precisam ser analisados pela Câmara dos Deputados, a menos que sejam votados antes pelo plenário do Senado. Especialistas destacam que, a partir dos 40 anos, o risco de câncer de mama é considerado elevado.

Mais informações na reportagem de Nicolly Jansen, para a TV Cidade | RECORD.

Assista abaixo:

 

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade | RECORD.

 

Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.

Compartilhe
Conteudo Relacionado