Arquidiocese de São Luís lança campanha da fraternidade 2021

Arquidiocese de São Luís lança campanha da fraternidade 2021
Foto: CNBB - Conferência dos Bispos/Facebook.

A Arquidiocese de São Luís realiza nessa quarta-feira (17), a Coletiva de Imprensa de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021.

O lançamento acontece às 15h, em suas páginas no Instagram (@arquidiocesedesaoluis) e Facebook (@arquislma). Participam da coletiva o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva e o coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus.

Há 57 anos, os católicos no Brasil celebram na Quarta-Feira de Cinzas (17) o início do Tempo Quaresmal e a abertura da Campanha da Fraternidade, que esse ano será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14a).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) vem sendo realizada pela Igreja Católica em parceria com outras igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), desde o ano 2000. Em São Luís, as igrejas participantes são: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

O cerne da campanha deste ano está no convite à reflexão para identificar caminhos de superação das polarizações e violências que marcam a sociedade atual. É uma proposta à celebração da unidade na diversidade. Segundo o padre Pablo Neves, da Igreja Sirian Ortodoxa em São Luís, é interessante ressaltar que o significado da participação das igrejas em um evento como este é que elas se descentralizam dos seus problemas particulares para se encontrarem nas carências, demandas e clamores das pessoas que, na verdade, são comuns. A CFE é mais que uma campanha sobre o ecumenismo, é uma campanha em que o diálogo é fundamental para pactuar a vida.

Segundo o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, é necessário pensar em gerar um mundo aberto e concreto em que todos os seres humanos sejam, de fato, iguais. “A realização dessa Campanha da Fraternidade em momento tão difícil para a humanidade pode reavivar nossa fé e nossa esperança em um mundo mais fraterno e mais solidário”, afirma o arcebispo.

PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS

A Arquidiocese de São Luís realizará o lançamento da V Edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica no próximo sábado (20), às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora e Missionária e pelos Vigários Forâneos.

Para o domingo (21) estão previstas a realização de celebrações de abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica por todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís. Ao longo de todo período quaresmal outras atividades celebrativas e formativas devem ser realizadas nas igrejas culminando com a Coleta da Solidariedade que acontecerá no Domingo de Ramos, dia 28 de março.

CARTAZ DA CFE 2021

De acordo com informação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a equipe que preparou a CFE deste ano, foi composta por representantes da CNBB e de outras igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que juntas realizaram um concurso para a escolha da arte do cartaz.

Com base no tema e lema da campanha a arte escolhida para ilustrar o caminho fraterno de diálogo e comunhão foi elaborada pela agência Ateliê 15. O cartaz remete ao apelo de Cristo pela unidade. O secretário executivo para Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, destaca: “Cristo é a nossa paz e suas ações nos inspiram a concretizá-la por meio do nosso testemunho de vida”.

Segundo os artistas do Ateliê 15, a base do desenho é uma ciranda, uma grande roda onde não há primeiro, nem último; onde todos formam uma unidade e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perderem o compasso. “A ciranda lembra uma canção muito comum em nossas comunidades, ‘Baião das comunidades’ do cantor e compositor Zé Vicente. Todas e todos são convidados a participarem desta ciranda pela vida construindo a civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz. Na ciranda há uma criança com a mão estendida à espera de mais pessoas a fim de que o movimento de fraternidade não pare. Somos todos convidados!”.

EDIÇÕES ANTERIORES DA CFE

A Campanha da Fraternidade Ecumênica tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega as diversas denominações cristãs que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) como: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom. Abaixo é possível verificar um breve histórico das edições da campanha.

Primeira Edição (2000): Tema “Dignidade humana e paz”; Lema: “Novo milênio sem exclusões”.

Segunda Edição (2005): Tema “Solidariedade e paz”; Lema: “Felizes os que promovem a paz”.

Terceira Edição (2010): Tema “Economia e Vida”; Lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Quarta Edição (2016): Tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”; Lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Compartilhe
Conteudo Relacionado