Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade 2021

Em coletiva, Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade 2021
Foto: reprodução/TV Cidade.

A Arquidiocese de São Luís realiza nessa quarta-feira (17), a Coletiva de Imprensa de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021.

Há 57 anos, os católicos no Brasil celebram na Quarta-Feira de Cinzas (17) o início do Tempo Quaresmal e a abertura da Campanha da Fraternidade, que esse ano será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14a).

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) vem sendo realizada pela Igreja Católica em parceria com outras igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), desde o ano 2000. Em São Luís, as igrejas participantes são: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Mais informações na reportagem de Marcos Martins, da TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS

A Arquidiocese de São Luís realizará o lançamento da V Edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica no próximo sábado (20), às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva e concelebrada pelo coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora e Missionária e pelos Vigários Forâneos.

Para o domingo (21) estão previstas a realização de celebrações de abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica por todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís. Ao longo de todo período quaresmal outras atividades celebrativas e formativas devem ser realizadas nas igrejas culminando com a Coleta da Solidariedade que acontecerá no Domingo de Ramos, dia 28 de março.

EDIÇÕES ANTERIORES DA CFE

A Campanha da Fraternidade Ecumênica tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega as diversas denominações cristãs que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) como: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada Igreja tem de bom. Abaixo é possível verificar um breve histórico das edições da campanha.

Primeira Edição (2000): Tema “Dignidade humana e paz”; Lema: “Novo milênio sem exclusões”.

Segunda Edição (2005): Tema “Solidariedade e paz”; Lema: “Felizes os que promovem a paz”.

Terceira Edição (2010): Tema “Economia e Vida”; Lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Quarta Edição (2016): Tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”; Lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Compartilhe
Conteudo Relacionado