A cada cem mil homens, seis são diagnosticados com câncer de pênis no MA  

A cada cem mil homens, seis são diagnosticados com câncer de pênis no MA  
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O mês de fevereiro é de alerta para prevenção ao câncer de pênis. O Ministério da Saúde aponta que o Maranhão é líder mundial neste tipo de câncer, são cerca de seis casos   a cada cem mil homens. Segundo o oncologista clínico, Antônio Alencar, esse número é assustador, já que o câncer de pênis pode ser prevenido, mas que não detectado precocemente pode ter sintomas agressivos.

Com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV) e a homens que não se submeteram à circuncisão, a remoção do prepúcio, pele que reveste a glande, a “cabeça” do pênis. 

Em 96% dos casos de câncer de pênis, o tratamento é a retirada do órgão devido ao grande intervalo entre o primeiro sinal da doença e o início do tratamento.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas do câncer de pênis são feridas e úlcera persistente. Além desses sintomas, podem aparecer, também:

  • Tumoração na glande (cabeça do pênis);
  • Tumoração na pele que cobre a cabeça do pênis;
  • Tumoração no corpo do pênis;
  • Secreção branca (esmegma);
  • Aumento anormal do tecido da cabeça do pênis.

No surgimento de qualquer um dessas manifestações clínicas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para evitar possíveis complicações.

Fonte: Ministério da Saúde.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado