Campanha contra febre aftosa é prorrogada por mais 15 dias

Campanha contra febre aftosa é prorrogada por mais 15 dias
Foto: reprodução/Aged-MA.

Ao criador maranhense que ainda não conseguiu vacinar seu rebanho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) autorizou a prorrogação da I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa no Maranhão por mais 15 dias.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) fez a solicitação de prorrogação ao MAPA pelo desabastecimento, ou seja, pela ausência de vacinas nas casas agropecuárias registradas em alguns municípios, por meio do parecer n° 27/2021, com o propósito de evitar maior comprometimento na imunidade de rebanho.

A Divisão de Febre Aftosa (DIFA) do Ministério da Agricultura foi favorável ao pleito da AGED/MA, com a prorrogação da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Maranhão até o dia 15 de julho.

A perspectiva é de atingir um índice de cobertura vacinal acima de 95%, do universo de mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos no Maranhão. A AGED/MA informa que é compromisso de todos continuar vacinando o gado para que o Maranhão avance no status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação. 

Após a imunização dos animais, o produtor tem até o dia 31 de julho para fazer a comprovação da vacinação no escritório da AGED/MA onde tem sua propriedade cadastrada, podendo fazer o agendamento de forma presencial ou virtual. Para o agendamento virtual, basta conferir os e-mails e contatos dos escritórios da AGED/MA que estão disponíveis no site www.aged.ma.gov.br/atendimento/.

Fonte: Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado