Casos de dengue no Brasil ultrapassam meio milhão em 2024

Casos de dengue no Brasil ultrapassam meio milhão em 2024
Foto: Freepik.

Tudo indica que o Brasil enfrentará em 2024 a pior epidemia de dengue da história. No primeiro mês e meio, o país já contabilizou 524 mil pessoas doentes, o que equivale a 12 mil infecções a cada dia. Diferentes estados e municípios decretaram estado de emergência. No mesmo período do ano passado, como comparação, foram perto de 129 mil doentes. Isso significa que o número de casos até agora é quatro vezes o de 2023, que já havia sido um dos piores anos.

A situação é alarmante porque o pico da dengue ainda não chegou (normalmente é em abril). O Ministério da Saúde já registrou mais de 85 mortos neste ano.

Enquanto a dengue clássica, mais comum, costuma ser autolimitada e pode ser controlada com tratamento para aliviar os sintomas, o tipo mais grave da doença, conhecida popularmente como dengue hemorrágica, requer intervenção médica imediata, monitoramento rigoroso e, em alguns casos, cuidados intensivos para prevenir complicações potencialmente fatais.

A Marina Sena conta que na adolescência teve o diagnóstico da dengue hemorrágica, o que parecia ser apenas sintomas de um mal-estar repentino, acabou surpreendendo a jovem, que passou aproximadamente duas semanas em tratamento contra a doença.

A distinção entre os diferentes quadros da dengue clássica e hemorrágica geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia, especialmente quando a febre diminui.

A hemorrágica com a qual a Marina Sena contraiu pode se manifestar como sangramento espontâneo na gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino.

Com informações da Agência Senado e BBC.

Mais informações na reportagem de Júnior Pereira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado