Chuvas: veja os cuidados para a prevenção contra leptospirose

Chuvas: veja os cuidados para a prevenção contra leptospirose
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

O período chuvoso chegou ao Maranhão e com ele também surge a ameaça da leptospirose, doença bacteriana que pode ser transmitida por meio do contato com água contaminada por urina de animais infectados. Especialistas alertam para os cuidados que devem ser tomados para evitar a leptospirose, que pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte.

Mais informações na reportagem de Bel Soares.

Assista abaixo:

 

Segundo o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

Para os casos leves, o atendimento é ambulatorial, mas, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, visando evitar complicações e diminuir a letalidade. A automedicação não é indicada. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco. A antibioticoterapia está indicada em qualquer período da doença, mas sua eficácia costuma ser maior na 1ª semana do início dos sintomas. Na fase precoce, são utilizados Doxiciclina ou Amoxicilina; para a fase tardia, Penicilina cristalina, Penicilina G cristalina, Ampicilina, Ceftriaxona ou Cefotaxima.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado