Comitiva acompanha 1º sábado de atendimento nas policlínicas de SL

pessoas de pé em centro de saúde
Foto: Julyane Galvão/Ag. Maranhão.

Uma comitiva de membros da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) esteve nas Policlínicas da Cidade Operária, Vila Luizão e Vinhais para acompanhar os atendimentos no primeiro sábado (29) de funcionamento das unidades e para fazer o descerramento simbólico das placas de implantação dos novos serviços em saúde. Com o novo modelo, os usuários do SUS estão sendo beneficiados com assistência de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana, garantindo maior resolutividade nas consultas da Atenção Básica, ampliando ainda a oferta de exames de apoio diagnóstico.

“As policlínicas trazem o diferencial tanto no quantitativo de serviços a serem realizados, como no horário que eles serão ofertados. Estamos, portanto, ampliando a oferta de serviços com incremento de novas especialidades de forma a atender as necessidades da população”, disse a superintendente de Acompanhamento à Rede de Assistência em Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

As visitas se deram um dia após o governador Flávio Dino ter celebrado a implantação das quatro policlínicas em São Luís. A entrega do novo modelo de atendimento em saúde aconteceu na última sexta-feira (28), na Policlínica Diamante. A primeira Policlínica visitada no sábado foi a da Cidade Operária.

Presente nas cerimônias de descerramento, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, falou da facilidade que a população terá para fazer uso dos serviços. “O nosso objetivo, além de oferecer um conjunto de serviços maior para as pessoas, é dar resolutividade às necessidades médicas do cidadão. Tudo feito com máxima eficiência e celeridade possíveis”, explicou o presidente aos pacientes que aguardavam atendimento.

Para o diretor clínico da Policlínica Cidade Operária, Guilherme Carneiro, o novo formato de atendimento e cuidados mostra o compromisso de sempre manter a saúde em primeiro lugar. “O conceito das policlínicas é justamente o de aumentar o número de profissionais e serviços. Enquanto diretor e médico assistente na unidade, é muito satisfatório dar a assistência de qualidade e a certeza de que as pessoas serão bem cuidadas”, disse.

A cerimônia de descerramento de placa também foi realizada nas unidades da Vila Luizão e Vinhais. Enquanto aguardava o atendimento, a paciente Tatiane Santos, de 28 anos, moradora do Parque Vitória, elogiou o novo modelo de assistência médica da SES. “É por causa de iniciativas como esta que precisamos defender o SUS. Hoje eu estou aqui para fazer exames e consultas de rotina, e a meu ver é muito importante viabilizar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, ainda mais em dias e horários não comerciais”, destacou.

Novo modelo

Com o modelo de policlínicas, os usuários do SUS estão sendo beneficiados com especialidades como Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, entre outras. A proposta também visa dar maior resolutividade nas consultas da Atenção Básica, por meio da ampliação da oferta de exames de apoio diagnóstico.

Outro diferencial com as policlínicas é o horário de funcionamento. Até então, para receber assistência médica especializada, a população dispunha somente do horário comercial, das 8h às 18h, sempre de segunda a sexta-feira. Mas com o modelo de policlínicas isso será diferente. A unidade Diamante, por exemplo, atenderá de domingo a domingo, sendo que de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado das 8h às 18h; e domingo das 8h às 12h. As demais policlínicas estarão funcionando também de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Agendamento

Para agendamento de consultas e exames em uma das quatro policlínicas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ligar para o Disque Saúde, no número 3190-9091, e a partir desta segunda-feira (2) nas unidades do Procon/Viva da Beira-Mar, Pátio Norte Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping Calhau, além do APP Procon, na aba Policlínicas, para sistemas Androids ou IOS.

A proposta do Governo do Maranhão é seguir expandindo com as policlínicas. As próximas unidades estão previstas para o Cohatrac e o São Francisco, em espaços da rede municipal de saúde que passam por reformas e adequações para que possam abrigar os novos serviços.

Compartilhe
Conteudo Relacionado