Coronavírus: MA tem quase 70 mil casos confirmados

Coronavírus: MA tem quase 70 mil casos confirmados
Foto: Freepik.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 2.409 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes 35 estão Grande Ilha e 2.374 no interior. De acordo com os dados, sobe para 68.500 o número de casos confirmados, sendo 23.025 casos ativos, 1.645 mortes e 43.830 pessoas recuperadas.

Destas mais de 60 mil pessoas infectadas, 21.976 estão em isolamento domiciliar, 654 estão internadas em enfermarias e 395 pessoas estão em leitos de UTI. O estado ainda tem 1.268 casos suspeitos aguardando diagnostico.

A SES registra ainda 1.731 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 1.586 já estão recuperados. Os dados são do boletim emitido pelo órgão nessa sexta-feira (19).

Novos óbitos registrados nas seguintes cidades: Açailândia (1), Água Doce do Maranhão (1), Arame (1), Colinas (1), Urbano Santos (1), Zé Doca (1), São Luís (13) e Imperatriz (19).

Na revisão de dados, um caso de Zé Doca e um caso de Olinda Nova do Maranhão foram excluídos por duplicidade. Um caso foi remanejado do município de Ribamar Fiquene para Imperatriz e um caso de Tutóia para Água Doce do Maranhão, ambos em razão do local de residência dos pacientes.

REABERTURA DE ACADEMIAS E RESTAURANTES

Em coletiva virtual,  o governador Flávio Dino anunciou a previsão de abertura gradual das academias, nesta segunda-feira (22) e dos bares e restaurantes a partir da próxima segunda-feira (29).

Aulas presenciais

Na coletiva, o governador anunciou a previsão de retomada das aulas presenciais para o dia 1o de agosto. “Essa data pode ser modificada, mas se mantida  a situação atual – de estabilidade, com tendência a melhorar – as aulas retomam no começo de agosto com protocolos sanitários e pedagógicos que serão editados pela Secretaria de Educação, para os alunos da rede estadual”, disse o governador.

Os protocolos pedagógicos das escolas municipais serão definidos pelas prefeituras, enquanto nas universidades e faculdades privadas os protocolos pedagógicos serão definidos pelos colegiados superiores.

Foi anunciado ainda que o Maranhão é o estado pioneiro no Brasil em ofertar aos alunos do 3o ano do Ensino Médio da rede pública estadual uma espécie de 4o ano do Ensino Médio, facultativo, com o objetivo de reforçar os conteúdos ministrados para preparação dos estudantes ao Enem.

Combate ao coronavírus

Pela primeira vez o Maranhão possui o dobro de pessoas curadas em relação aos casos ativos. O cenário inédito foi anunciado pelo governador Flávio Dino que mencionou ser essa, a primeira vez, que o estado possui número de pessoas curadas maior do que o de novas pessoas contaminadas.

O Maranhão é um dos estados brasileiros que apresenta a menor taxa de contágio. O governador anunciou nesta sexta-feira (19) que a Secretaria de Saúde em parceria com pesquisadores universitários coordena o inquérito sorológico, que tem como objetivo aferir novos indicadores decisivos para a adoção de medidas adequadas para manter baixa a taxa de contágio do coronavírus no estado.

Fonte: SES; governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado