Coronavírus: MA tem quase 90 mil casos confirmados

Coronavírus: MA tem quase 90 mil casos confirmados
Foto: CDC/Unsplash (via ONU Brasil).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabiliza 2.189 novos casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. Destes 75 estão Grande Ilha e 2.114 no interior. De acordo com os dados, sobe para 88.214 o número de casos confirmados, sendo 18.520 casos ativos, 2.153 mortes e 67.541 pessoas recuperadas.

Destas mais de 70 mil pessoas infectadas, 17.639 estão em isolamento domiciliar, 514 estão internadas em enfermarias e 367 pessoas estão em leitos de UTI. O estado ainda tem 6.407 casos suspeitos aguardando diagnostico.

A SES registra ainda 2.482 profissionais de saúde infectados pelo novo Coronavírus no Maranhão. Destes, 2.290 já estão recuperados. Os dados são do boletim emitido pelo órgão nessa sexta-feira (3).

ESTABILIDADE

Na coletiva virtual desta sexta-feira (3), o governador Flávio Dino enfatizou dois pilares importantes no combate ao coronavírus no Maranhão: medidas assistenciais e o cumprimento das regras sanitárias. Ele destacou ainda os dados divulgados pelo Governo Federal que apontam que, dentre os estados da região Nordeste, o Maranhão foi o que menos perdeu empregos formais. 

Durante a coletiva, o governador citou que o Maranhão permanece com a menor taxa de contágio do país. “O nosso estado continua sendo o estado brasileiro com a menor taxa de contágio do país. Essa semana, estudo feito pela PUC-RJ e FGV, mostra que permanecemos com a menor taxa contágio. Estamos lutando com essa meta e sabemos que todo esforço tem valido a pena nessa luta que é diária”, pontuou o governador. 

Na coletiva, o governador mostrou gráfico sobre a relação óbitos x comorbidades. No Maranhão, 87% das pessoas que faleceram tinham comorbidades, como hipertensão e diabetes. Já 13% das pessoas que faleceram não tinham histórico de comorbidades.

REGISTROS

De acordo com o governador, porém, é possível que haja aumento no número de casos nas próximas três semanas devido à, principalmente, três fatores. 

O primeiro é a previsão de aumento de testes em todo o Maranhão. O segundo é o aumento de casos em outros Estados, o que impacta todo o país, já que existe circulação de pessoas e de cargas. O terceiro é a reabertura gradual das atividades comerciais, que cumpre um importante papel econômico e social, mas também aumenta a circulação de pessoas. 

Flávio Dino acresceu que, neste instante, o que define o rumo da batalha contra o coronavírus são dois aspectos principais: as medidas assistenciais e as sanitárias. 

Em relação ao cumprimento das medidas sanitárias, o governador chamou atenção para a importância da colaboração de todos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado