Estudantes incentivam doação de sangue em São Luís

Estudantes incentivam doação de sangue em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia D da campanha de doação de sangue no Maranhão. Por isso, uma escola particular de São Luís, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), promoveram uma ação de conscientização no trânsito na Avenida Daniel de la Touche. Os estudantes se vestiram de super-heróis e abordam motoristas pedindo ajuda para melhorar os estoques de sangue do Hemomar.

Quando o semáforo fechava, os super-heróis apareciam, enquanto os outros estudantes conversam com os motoristas e entregam materiais informativos sobre a necessidade de doadores. Quem aceitou doar, recebeu uma carteirinha de super-herói!

O posto de coleta móvel do Hemomar funcionou durante todo o dia no estacionamento da escola recebendo os doadores.

Os estudantes que têm acima de 16 anos, os pais, amigos e também professores aceitaram a missão de doar sangue no evento.  Mais de 1500 estudantes estão envolvidos no projeto.

Os detalhes na reportagem de Laryssa Madeira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19, o Hemomar enfrenta dificuldades para manter o abastecimento do banco de sangue que atende os maiores hospitais de São Luís. O isolamento social e a desinformação sobre as regras para doar após contaminação pela Covid-19 ou mesmo vacina são os maiores impedimentos hoje. A captação tem sido feita em igrejas e empresas, mas com bastante dificuldade. Para ter segurança, o Hemomar deveria receber cerca de 250 doações por dia, mas há dias que não alcançam as 100 doações.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) fica na Rua Cinco de Janeiro, S/N – bairro Jordoa, em São Luís. Para fazer a doação, a pessoa precisa estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16, 17 anos também pode se dirigir ao Hemomar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h.

Compartilhe
Conteudo Relacionado