Estudo aponta contaminação por bactéria na areia das praias de São Luís

Estudo aponta contaminação por bactéria na areia das praias de São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) descobriram que não é só a água do mar que está poluída na orla de São Luís. Segundo eles, quantidades alarmantes de bactérias foram encontradas na areia da praia. O apontamento foi feito a partir de uma pesquisa inédita do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, vinculado ao Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo constatou um número elevado de contaminação na areia da orla marítima da capital. Foi constatado níveis muito elevados, muito acima do tolerável. Então, a água e a areia estão no mesmo nível de contaminação.

O material analisado na pesquisa foi coletado na praia Olho d’Água, na capital, em uma região, que fica próximo ao local onde ocorre o fenômeno “Língua Negra”, que é aquela mancha escura que sinaliza o lançamento de esgoto não tratado na orla desta praia. As coletas foram realizadas durante seis meses, com chuva e sol, entre os anos de 2022 e 2023. O material passou por uma análise que revelou a presença de bactérias potencialmente patogênicas, ou seja, que podem causar infecções e diversas doenças.

O também pesquisador da UFMA, Jorge Nunes, ressalta que esta poluição elevada traz consigo um número considerável de bactérias que pode acarretar danos à saúde do ser humano. “Essa condição que nós estamos encontrando de superpoluição, onde estamos encontrando uma concentração muito grande de bactérias. Bactérias provenientes de esgoto que traz, não só essas bactérias que são os coliformes como monitoramento. Mas existem outras que também foram monitoradas e podem constituir em situações muito agravantes, até mesmo de pandemia”.

O local onde foram coletadas as amostras fica próximo da Estação Elevatória de Esgoto Pimenta 1. Segundo os pesquisadores, o esgoto sem tratamento e o transbordo das estações de rejeitos, somados ao período de chuvas intensas, podem favorecer a contaminação da orla e dos banhistas.

Sobre a poluição das praias, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) emitiu nota para informar que monitora as praias e alegou que as chuvas podem interferir na qualidade da água do mar e das faixas de areia das praias. O órgão disse ainda que está implantando um projeto para redução dos resíduos em rios, com uso de barreiras flutuantes, para que os resíduos não contaminem o mar e que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vai construir quatro novas estações para tratamento de esgotos para também reduzir a contaminação das praias. A Secretaria não informou sobre quando essas ações serão concretizadas.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado