Governo do Maranhão realiza Super Feira da Agricultura Familiar em São Luís

Governo do Maranhão realiza Super Feira da Agricultura Familiar em São Luís
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Para fortalecer os pequenos produtores rurais, o Governo do Maranhão realizou a primeira edição da Super Feira da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (20), quando se comemora o Dia Mundial da Agricultura. A feira também é uma oportunidade de levar para o consumidor frutas, legumes e verduras de qualidade com preços acessíveis e diretamente dos agricultores, gerando emprego e renda.

A Super Feira da Agricultura Familiar aconteceu no pátio do Departamento Estadual de Transito do Maranhão (Detran), localizado na Avenida dos Franceses, bairro Vila Palmeira, em São Luís, e é uma parceria do órgão de trânsito com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), que levou para a feira agricultores que recebem assistência técnica do Governo do Maranhão na Região Metropolitana de São Luís.

O diretor-geral do Detran, Diego Rolim, informou que a meta é repetir a Super Feira mensalmente. “Por meio dessa parceria com a Agerp a gente fortalece a interação entre os órgãos estaduais e fortalece o comércio da agricultura familiar. Então, este é um marco inicial para que a gente possa oferecer estes produtos não apenas para os servidores do Detran, mas também para o público em geral que busca os nossos serviços”, disse.

Já o presidente da Agerp, Sandro Montenegro, destacou que ao longo de 2023 a realização de feiras em parcerias com os diversos órgãos estaduais gerou R$ 500 mil em renda para os pequenos agricultores.

Atendendo a uma determinação do Governo do Maranhão, a Agerp realiza parcerias com diversas secretárias, autarquias e outros órgãos estaduais para a realização dessas feiras com os agricultores familiares. Então, este é mais um fomento importante para a agricultura familiar do nosso estado, pois facilita o acesso dos consumidores aos produtos, gerando mais renda para as famílias”, afirmou Sandro Montenegro.

Para os agricultores familiares, além de garantir renda extra, a feira dá mais visibilidade ao trabalho desenvolvido nos pequenos empreendimentos rurais da Região Metropolitana de São Luís. “Feiras como esta mostram para todo o Maranhão que São Luís também tem agricultores e uma produção rural forte e consolidada”, comentou Maria Antônia Cavalcante.

Marlene de Souza disse que a feira garante um espaço a mais para a comercialização dos produtos. “Às vezes, a gente não tem onde vender nossos produtos. Então, quanto mais espaços como esse melhor, porque nossa produção não fica encalhada. Por isso, aproveito todas as oportunidades que o Governo do Maranhão me dá”, contou.

Além de poder vender seus produtos e mostrar seu trabalho, os agricultores também tiveram acesso a serviços prestados pelas secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (Semu).

Fonte: Governo do Estado.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado