Governo faz campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue

Governo faz campanha no Dia Nacional do Doador de Sangue
Foto: divulgação/Governo do Maranhão.

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para prestar uma homenagem aos doadores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a Semana do Doador Voluntário de Sangue. A abertura aconteceu na segunda-feira (22), no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar). Com o tema "Você não doou sangue, doou amor". A programação segue até o próximo sábado (27).

O objetivo é estimular a doação. A ideia é aumentar o estoque para que não falte sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta de bolsas por conta do início das férias e festas de fim de ano.  

Dentre as ações que fazem parte da programação, houve a apresentação do Grupo Hemosom, formado por colabores do hemocentro que levaram música e alegria, e um bolo em comemoração à abertura da campanha. Além da apresentação, ocorreu o lançamento da nova carteirinha do doador, ferramenta de incentivo à captação de doadores e controle por parte do Hemomar.

Precisamos voltar a doar. Todo o estoque do Hemomar está em uma situação crítica, uma situação muito parecida com o Brasil inteiro. Não conseguimos retornar ao número de doações, depois de um controle maior da pandemia. Precisamos de uma doação de 250 bolsas por dia, em média. Isso nos dá tranquilidade para continuarmos com esse regime de mutirão de cirurgias que estamos promovendo em todo o estado, hoje não chegamos a 150 pessoas por dia. Então, esse é o pedido que fazemos a todos, às famílias, às igrejas, aos grupos de colaboradores: façam esse mutirão de doação de sangue, não vamos estar salvando uma vida, mas salvando várias vidas”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Para ser um doador é necessário verificar os requisitos básicos, sendo os principais estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de acompanhamento do pai ou da mãe ou de um responsável legal, que possa assinar um documento de autorização), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação. 

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. 

Requisitos para ser doador de sangue:

  • Apresentar documento oficial com foto, expedido por órgão oficial;
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores (16 e 17 anos) só doam mediante consentimento formal do responsável legal;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Dormir bem;
  • Não estar em jejum;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
  • Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis.
Compartilhe
Conteudo Relacionado