Governo pede atenção dos contribuintes com falso App para declaração do IRPF

Governo pede atenção dos contribuintes com falso App para declaração do IRPF
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) emitiu um alerta preocupante: durante o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, criminosos estão aplicando golpes por meio de falsos aplicativos.

Esses aplicativos fraudulentos são semelhantes ao original da Receita Federal, chegando até a reproduzir sua logomarca. Segundo o CTIR Gov, os estelionatários estão enganando os contribuintes, incentivando-os a baixar e instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração em lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Os contribuintes que caem nesse golpe têm seus dados roubados, incluindo informações sensíveis como nome completo, números de documentos e dados financeiros. Para evitar ser vítima desses golpes, a Receita Federal enfatiza a importância de baixar somente o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda na internet.

Para aqueles que desejam preencher a declaração por dispositivos móveis, é crucial baixar o aplicativo oficial através dos links fornecidos para Android e iOS.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado