Leptospirose: período de chuva aumenta o risco de transmissão da doença

Leptospirose: período de chuva aumenta o risco de transmissão da doença
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

Uma grande preocupação no período chuvoso é a contaminação por bactérias. O Ministério da Saúde considera epidêmico neste momento de chuvas intensas a leptospirose, pois devido aos casos de alagamentos e enchentes junto com a falta de saneamento básico adequado, os índices de casos dessa doença aumentam bastante.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Após a bactéria entrar no corpo, os sintomas começam a aparecer em até 30 dias. Febre, dores de cabeça, dores musculares, perda de apetite, náuseas e vômitos são algum dos efeitos da doença e caso não seja tratada pode levar até a morte.

O infectologista Marcelo Daher alerta sobre a importância de procurar uma unidade de saúde, caso apareça algum dos sintomas, principalmente se houver histórico de contato com a água contaminada.

Mais informações na reportagem de Darcy Bezerra, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:                   

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado