MA: Janeiro Branco tem ações na capital e no interior

palestrante em sala de aula
Foto: Rogério Sousa/Ag. Maranhão.

Ações da Campanha Janeiro Branco foram realizadas, nesta quarta-feira (15), em São Luís e no interior do Maranhão. Em São Luís, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma palestra educativa com técnicos e professores da Unidade de Ensino Fundamental Luís Viana, na Alemanha; e a Maternidade Nossa Senhora da Penha promoveu uma roda conversa com gestantes e funcionários.

O tema deste ano é “Precisamos falar sobre a saúde mental do trabalhador”. A proposta é trabalhar o conceito de que a saúde mental não está ligada exclusivamente ao transtorno mental, mas à qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Na Unidade de Ensino Fundamental Luís Viana, o tema da palestra foi “Saúde mental do Educador”, momento em que puderam interagir por meio de dinâmicas, dar testemunhos, ouvir colegas de profissão e compartilhar formas de como melhorar a dinâmica de trabalho.

“A nossa intenção é fazer com que a qualidade de vida deles tenha o destaque merecido e assim não adoeçam. Só por meio deste autocuidado contínuo é que poderão estabelecer uma relação construtiva com os alunos, ou seja, os alunos poderão ser observados com outro olhar, o do companheirismo entre Saúde, Educação e demais políticas públicas. Só assim conseguiremos guardar e cuidar dos estudantes, para que não cometam práticas autolesivas e alimentem pensamentos negativos, que podem gerar o adoecimento psíquico”, disse o psicólogo da SES, Ruy Cruz.

Para a superintendente da Área da Educação Especial da Rede Municipal de Educação, Dalvina Amorim Ayres, o objetivo é tomar cuidado da vida, da qualidade cognitiva e emocional dos professores e estudantes. “É sabido que qualquer um pode passar por situações de estafa, estresse, depressão, dentre outras dificuldades. Com o educador isso não é diferente e como ouvimos na exposição do palestrante, se não nos cuidarmos, como vamos poder cuidar do outro? Por isso, iremos enfatizar este tema durante todo o mês de janeiro”, destacou.

Segundo a professora Jeanner Rubim Gomes, para lidar com as dificuldades é necessário estar com o emocional e psicológico equilibrados. “Estamos sujeitos, todos os dias, a situações que fogem da nossa responsabilidade, principalmente com aqueles alunos mais carentes, de vulnerabilidade social ou familiar. A palestra ajudou a nos fazer entender que não precisamos carregar pesos, mas fazer uso de uma rede de apoio educacional e de saúde. Só assim será possível organizar e categorizar melhor cada circunstância para como proceder corretamente”, observou.

Na Maternidade Nossa Senhora da Penha, quem falou aos participantes sobre a importância da promoção da saúde mental foi a médica e psiquiatra do Hospital Nina Rodrigues, Sofia de Oliveira Cardoso. “A saúde mental é um conceito bem amplo e que está relacionado, sobretudo, a formas de se sentir bem emocionalmente. Alguns sintomas podem servir de alerta para consulta ao especialista, quando, por exemplo, for recorrente a falta de sono, falta de apetite, choro sem motivo e o isolamento social”, disse.

Outras cidades

As ações do Janeiro Branco também se estenderam às unidades da rede estadual de saúde no interior do estado. Nesta quarta-feira, o Hospital Regional de Balsas ofertou atendimentos psicológicos para os funcionários da unidade. Já o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, realizou roda de conversa conduzida pelo psicólogo da unidade para pacientes, acompanhantes e funcionários.

No Hospital Regional de Balsas, a Campanha Janeiro Branco teve início oficialmente na segunda-feira (13) com uma palestra de abertura realizada pela médica e especialista em saúde mental, Andréa Sanches Mendes, que integra o Centro de Atenção Psicossocial do município de Balsas.

“Tratamos do tema da Síndrome de Burnout e o que ela se diferencia da depressão, como forma de sensibilizar, sobretudo, os colaboradores sobre possíveis sintomas de esgotamento físico e mental relacionado à vida produtiva. Estamos sempre atentos a esses cuidados com nossos colaboradores, inclusive porque a displicência com esses cuidados influencia diretamente na assistência aos pacientes”, destacou a coordenadora da equipe multiprofissional do hospital, Suanne Gomes Camargo Ribeiro.

As três unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com informações do Governo do Maranhão.

Compartilhe
Conteudo Relacionado