Pessoas com deficiência protestam por melhorias no sistema de transporte público

Pessoas com deficiência protestam por melhorias no sistema de transporte público
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Na manhã desta terça-feira (7), pessoas com deficiência realizaram uma manifestação na Avenida Beira-Mar, em São Luís, pedindo acessibilidade no transporte público da capital. Por conta do protesto, um longo congestionamento se formou em vários pontos da cidade.

Em nota, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Semeped) informa que mantém diálogo com membros do movimento, a fim de manter a oferta dos serviços voltados para a pessoa com deficiência na capital. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que atualmente a frota de São Luís circula com 715 veículos, todos adaptados com elevadores e outros itens de acessibilidade. A SMTT informa ainda que realiza de forma constante ações de fiscalização nas garagens das empresas, terminais e pontos finais, para verificar a funcionalidade dos elevadores, além de outros itens de acessibilidade e segurança dos ônibus, notificando as empresas consorciadas, quando encontrada alguma irregularidade.

Em nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que tem intensificado a fiscalização para garantir o pleno funcionamento dos elevadores instalados nos ônibus semiurbanos. Nos últimos seis meses, a MOB realizou 13 autuações e 25 notificações às empresas, para exigir o cumprimento dos direitos assegurados pela Lei nº 13.146, de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Mais informações na reportagem de Lorena Cavalcante, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Balanço Geral-MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h50, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado