Projeto quer incluir nutricionistas nas UBS da capital

Projeto quer incluir nutricionistas nas UBS da capital
Foto: reprodução

Uma iniciativa quer incluir nutricionistas nas equipes multiprofissionais que atendem às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís. O objetivo é facilitar o tratamento e a prevenção de doenças e comorbidades relacionadas à segurança alimentar.

Segundo o projeto de lei nº 352/21, serão vedados os atendimentos para fins estéticos, sendo exclusivo às causas de saúde avaliadas e encaminhadas previamente pelo profissional médico responsável, incluindo pré-natal para mulheres gestantes.

O autor da proposição, vereador Marlon Botão (PSB), recorda que o modo de vida da sociedade, com a advento da globalização, aliado ao baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, tem refletido de maneira negativa no dia a dia das pessoas.

Dados de 2017, por exemplo, da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que compõe o Ministério da Saúde, revelaram que 17,9% dos habitantes de São Luís estão obesos e que 49,5% possuem excesso de peso.

Fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de doenças e comorbidades dessa natureza”, avaliou Botão.

Diante disso, a expectativa é atender os usuários do sistema público de saúde municipal, respeitando às seguintes prioridades: infanto-juvenil, de gestante e lactantes, de idosos e das pessoas com deficiência física e/ou intelectual.

Fonte: CMSL

Compartilhe
Conteudo Relacionado