São Luís: bairro Novo Angelim recebe ações de combate ao mosquito da dengue

agente de sa´de verifica caixa dágua
Foto: A. Baeta/Ag. São Luís.

Durante toda esta semana, a Prefeitura de São Luís realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro Novo Angelim. A culminância das ações será no sábado (14) quando acontece o Dia D de combate ao mosquito. A concentração será no pátio da Igreja Santa Clara a partir das 8h. A ação integra o cronograma do Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda e por meio do qual a Prefeitura tem levado para os bairros diversos serviços.

Desde a segunda-feira (9) começou o trabalho de limpeza e desobstrução de valas e córregos no bairro. Na terça-feira (10) foi iniciada ação educativa nas escolas da comunidade. Durante as palestras estão sendo passadas orientações de como prevenir a formação de criadouros do mosquito.

A partir desta quarta-feira (11), os agentes de controle de endemias começam a fazer as visitas domiciliares com inspeção, tratamento dos domicílios e trabalho educativo para que os moradores saibam como evitar concentração de água parada e de objetos que podem servir para reprodução do transmissor.

Durante a ação, os agentes de endemias também vão percorrer ruas do bairro que são prioridade para verificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Em paralelo à orientação, os agentes - com apoio das equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana - executarão o recolhimento de resíduos sólidos nos pontos de descarte irregular.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, a ação contribui para o evitar aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. “Esse trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é de suma importância, pois é um elo entre os serviços públicos e a comunidade. No caso desta edição, o foco será a prevenção e controle do Aedes, em especial, com a intensificação do período chuvoso, além da assistência clínica e preventiva, outra marca da gestão em saúde promovida pelo prefeito Edivaldo”, disse.

DIA D

A mobilização contra o Aedes também contará, durante toda a manhã do sábado (14), na Igreja Santa Clara, com a oferta de serviços como orientação nutricional, testes e ações contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de vacinação de pessoas e de cães e gatos. Serão disponibilizadas ainda aferições da pressão arterial e testes de glicemia e feitas abordagens educativas, distribuição de material informativo e laboratório da dengue, no qual as pessoas se informam sobre o mosquito e seus malefícios.

Também no sábado (14) será feito atendimento com serviços dos Centro de Referência da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) a exemplo de atendimento social e psicossocial, Cadastro Único, orientações sociais, encaminhamentos, Programa Bolsa Família, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

COMBATE AO MOSQUITO

Em fevereiro, a Prefeitura executou uma grande ação de combate ao mosquito no bairro Coroadinho. Ao longo da semana de ação foram vistoriadas quase quatro mil residências. Desde o segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de São Luís planeja o trabalho de monitoramento e controle do vetor da dengue, zika e chikungunya. Em novembro do ano passado, representantes da pasta se reuniram com membros do Ministério da Saúde (MS) para traçar estratégias, dentre elas, a intensificação das visitas domiciliares pelos agentes.

No dia 21 de fevereiro, profissionais de saúde das redes pública e privada receberam orientações, com base em protocolo firmado pelo MS, para acolhimento de pacientes com suspeita de dengue na rede pública hospitalar. De acordo com o protocolo, o profissional deve avaliar as queixas clínicas e, se possível, identificar o histórico do paciente (se já contraiu a dengue, por exemplo). No ano passado, em dezembro, outro bairro que recebeu o Dia D foi o Monte Castelo e adjacências. 

Compartilhe
Conteudo Relacionado