São Luís: Centro de Saúde da Vila Bacanga é entregue reformado

centro de saúde
Foto: Biné Morais/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís reinaugurou mais uma unidade de saúde totalmente reformada na manhã desta quinta-feira (12), o Centro de Saúde da Vila Bacanga - região do Itaqui-Bacanga, a sétima entregue. Com a reforma a unidade passa a contar com novos serviços e horário de funcionamento estendido. Ainda pela manhã, o prefeito de São Luís deu início às obras de reforma da praça da Vila Bangu, na Camboa. As duas ações integram o programa São Luís em Obras, que tem ampliado a infraestrutura urbana da capital com dezenas de frentes de trabalho diferentes em várias áreas da cidade.

Durante as duas agendas da manhã, o prefeito Edivaldo destacou os avanços do programa São Luís em Obras. “Seguimos reinaugurando uma unidade de saúde por semana. Hoje estamos entregando o Centro de Saúde da Vila Bacanga. Semana passada reabrimos o Centro de Saúde Cidade Olímpica I. Já entregamos também as unidades da Vila Sarney, Quebra Pote, e São Francisco este ano e temos outras unidades já entregues e outras para reinaugurar. Também estamos lançando mais uma obra de construção de praça, desta vez na Vila Bangu, na Camboa e outras mais serão construídas na cidade. Este é o programa São Luís em Obras. Toda semana temos uma nova entrega ou lançamento. Todas as regiões da cidade constam com pelo menos uma obra em algum eixo do programa”, disse.

O prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; dos secretários municipais de Saúde, Lula Fylho; Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; Cultura, Marlon Botão; Articulação Política, Jota Pinto; Trânsito e Transportes, Israel Pethros; do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Maurício Itapary; e dos vereadores Pavão Filho, Raimundo Penha e Concita Pinto.

VILA BACANGA  

A unidade da Vila Bacanga passou por uma reestruturação completa. Foram reformados o telhado, piso, instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos.  O centro de saúde também foi climatizado. A unidade conta com três equipes de Saúde da Família e equipe de multiprofissionais que atuam por escala. Com a reforma, a unidade passa a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, proporcionando melhorias aos pacientes e aos profissionais.

A reforma também permitiu a implantação de uma sala para triagem dos pacientes e a volta de funcionamento da sala de curativo. O setor de esterilização agora funcionará conforme as normas sanitárias vigentes. Outra novidade importante é que a unidade passa a integrar o programa Saúde na Hora, ampliando seu horário de funcionamento em uma hora de segunda-feira à sexta-feira (das 7h às 18h) e passa a abrir aos sábados, das 7h ao meio-dia.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, após a reestruturação a unidade terá nova dinâmica no atendimento aos pacientes. “Estamos executando um amplo programa de reestruturação da atenção básica com reforma estrutural, modernização e informatização das unidades. O prontuário eletrônico permite o atendimento mais ágil. A ampliação do horário de funcionamento vai contemplar aqueles cidadãos que acabam não tendo tempo livre durante a semana. E vamos seguir com este trabalho em toda a nossa rede de saúde, melhorando os serviços à população”, comentou.

Por meio do programa São Luís em Obras estão sendo reformadas mais de 25 unidades de saúde. Já foram entregues a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Unidade de Saúde do Quebra Pote, o Centro de Saúde Genésio Ramos, Unidade de Saúde do São Francisco, Unidade de Saúde Cidade Olímpica, a Ouvidoria da Semus, Escola Técnica do SUS e setores do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

VILA BANGU VAI GANHAR NOVA PRAÇA

Na Vila Bangu, na Camboa, a praça vai ganhar pista de corrida, aparelhos de ginástica com academia do idoso e academia ao ar livre, novos bancos, playground, área de contemplação e jardim. Para acessibilidade, serão construídas rampas. Na região também serão realizados serviços de drenagem, para evitar alagamentos no período chuvoso.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, informou que as obras de construção de novas praças vão melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno. “Na semana passada, o prefeito Edivaldo iniciou a construção de oito novas praças no Vinhais e a reforma completa da Praça João Lisboa, no Centro. Agora estamos aqui na Camboa e iniciaremos outras obras nas próximas semanas. As novas praças serão espaços importantes de lazer, convivência, recreação, prática esportiva, garantindo mais saúde e qualidade de vida para os cidadãos”, comentou.

A construção da praça amplia os investimentos da Prefeitura de São Luís na região da Camboa que recentemente recebeu asfaltamento de vias por meio o programa São Luís em Obras. Também já foi urbanizado o espaço antes conhecido como Praça do Jumento que hoje é a Praça Carlos Chaib que ganhou playground, calçadas para o passeio público, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre, além de lixeiras.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado