São Luís: centros de saúde modificam atendimentos para Covid-19

São Luís: centros de saúde modificam atendimentos para Covid-19
Foto: A. Baeta/Agência São Luís.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – tendo em vista o atual contexto da Covid-19 na capital maranhense e a gradativa diminuição do número de atendimentos na atenção primária de saúde observados no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade – colocará em execução, a partir da próxima segunda-feira (6), modificações na dinâmica no funcionamento de unidades de saúde na cidade. O foco serão as 12 unidades que, desde abril deste ano, estavam atendendo exclusivamente a pessoas com sintomas gripais e vinham sendo acompanhadas presencialmente e por teleatendimento. A medida segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

As unidades básicas de saúde do Cintra (no Anil) e da Vila Bacanga permanecerão com atendimentos voltados somente para sintomáticos respiratórios. Já os centros de saúde da Liberdade, Genésio Ramos Filho (na Cohab), Carlos Macieira (no Sacavém) e Cidade Olímpica I atenderão em dois fluxos: um setor específico para sintomáticos respiratórios e outro para demandas como consultas e outros procedimentos.

Por fim, os centros de saúde do Turu, São Raimundo, da Vila Sarney, além das unidades do São Francisco, Fabiciana de Moraes e Laura Vasconcelos retomam os atendimentos não relacionados a síndromes gripais. Estas seis unidades, a partir da semana que vem, estarão ofertando as vacinas contra a influenza para o público em geral.

Outras informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

Ainda em abril, quando a relação das unidades com síndromes gripais foi lançada, o Centro de Saúde Ribamar Frazão, na Vila Nova República, estava incluída, sendo substituída no mês passado pela Unidade Saúde da Família Vila Sarney.              

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, apesar das modificações, a oferta de estrutura para cidadãos com síndromes gripais dependerá do quadro sanitário futuro da doença na cidade. “A depender do contexto epidemiológico, a dinâmica adotada pode sofrer alterações, sendo revistas sempre que necessário. O objetivo da Prefeitura é voltar gradativamente com os atendimentos presenciais e assistência de outros serviços de forma plena”, afirmou. 

Recentemente, o município de São Luís iniciou uma nova etapa na política de atuação dos pacientes diagnosticados com coronavírus. Em comum acordo com a direção do Hospital Universitário do Maranhão (HU), a gestão da saúde pública desativou 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade federal. Além destas medidas, a Semus planeja liberar gradativamente uma das três alas de leitos clínicos do Hospital da Mulher que atende a casos mais graves de Covid-19.

SAIBA MAIS 

Novo fluxo de atendimento em unidades

EXCLUSIVOS PARA SÍNDROMES GRIPAIS

- CS Vila Bacanga - Avenida dos Portugueses, s/n - Bacanga

- UBS Cintra - Rua da Companhia, 01 - Anil

 EM DOIS FLUXOS (SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS E DEMANDAS)

- CS Liberdade - Rua Epitácio Pessoa, 323 – Liberdade

- CS Genésio Ramos Filho -  Rua 13, s/n - Cohab Anil

- CS Carlos Macieira - Avenida dos Africanos, s/n – Sacavém

- USF Cidade Olímpica I - Avenida 4, Qd 36, Casa 11 – Cidade Olímpica

 PARA CONSULTAS E OUTROS PROCEDIMENTOS

- Unidade de Saúde da Família Vila Sarney, km 7, BR-135

- CS Fabiciana de Moraes - Rua 3, Qd 7, s/n – Habitat Nice Lobão

- CS Laura Vasconcelos - BR-135, Km, 23,  s/n, Vila Maranhão, região da Estiva

- CS São Raimundo - Vila Mauro Fecury, s/n – São Raimundo

- CS Turu - Avenida 07, S/N, Conj. Hab – Turu

- USF São Francisco - Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, são Francisco.

Fonte: Prefeitura de São Luís.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado