São Luís: obra no Largo do Carmo deve ser entregue em outubro

São Luís: obra no Largo do Carmo deve ser entregue em outubro
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

As obras do Largo do Carmo, Centro de São Luís, já estão em sua fase final. A previsão é que o local seja entregue totalmente revitalizado no mês de outubro.

A revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, realizadas pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), trazem de volta às ruas do entorno o antigo calçamento em paralelepípedo. A técnica da arquitetura colonial ainda está presente em grande parte das ruas que englobam os casarões existentes no Centro Histórico da capital maranhense, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) coordena os trabalhos.

Atualmente, os operários estão trabalhando na recuperação do pavimento de paralelepípedo das vias nos trechos que compreendem a Rua do Sol, que vai do Teatro Arthur Azevedo até a esquina do prédio dos Correios; na Rua do Egito, a partir do prédio do Banco do Estado do Maranhão (BEM) ao acesso da Rua Grande e na Rua de Nazaré, trecho que liga a Praça João Lisboa à Praça Benedito Leite.

O calçamento faz parte do objetivo de devolver à população um complexo turístico com os mesmo traços característicos da São Luís dos primeiros séculos de sua história, que a tornam exemplo de uma verdadeira cidade colonial portuguesa.

Além dos trechos que estão com intervenção atualmente, a recuperação do pavimento em paralelepípedo já avançou pela Rua Humberto de Campos, entre a saída da Rua da Paz até a Junta Comercial dos Correios. No total, 220 metros de asfalto em piche foi retirado e substituído por paralelepípedos. Os trechos em que a Prefeitura de São Luís está devolvendo o pavimento histórico, também passaram por reformulação da parte elétrica subterrânea e demais tubulações.

Mais informações na reportagem de Rafaela Moreira, da TV Cidade/Record TV.

Assista abaixo:

REVITALIZAÇÃO

Com mais de 12 mil metros quadrados, a área que compreende Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno é uma as regiões mais antigas da cidade e foi palco de importantes eventos da história de São Luís. Toda a área está passando por reforma estrutural.

Já foram concluídas toda a parte da rede elétrica, hidráulica e as galerias para escoamento da água das chuvas. Também já foram instaladas parte das novas luminárias, lixeiras e bancos. O conjunto também está ganhando nova sinalização turística e placas contando a história do espaço e dos monumentos que o compõem.

Após a conclusão da recuperação do piso do entorno será executado o projeto paisagístico e de arborização. Além conjunto formado pela Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno estão em obras o Mercado das Tulhas, também em parceria com o IPHAN, e as praças da Misericórdia e da Saudade, e a Fonte do Bispo, que está sendo totalmente urbanizada.

Todas estas obras serão entregues até o fim do ano, marcando os 408 anos de São Luís.

Entre as obras realizadas pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura e já entregues destaque para as praças Deodoro, Panteon, Pedro II e Rua Grande. Também já passaram por reforma a Praça da Alegria, Praça dos Pescadores (no Portinho) Fonte das Pedras e Fonte do Ribeirão. Por meio de parceria com a Vale, o IPHAN e a Prefeitura de São Luís está sendo implantada uma nova praça no Centro, a Praça das Mercês.

Compartilhe
Conteudo Relacionado