São Luís: seguem serviços em danos causados pelas chuvas na capital

homens trabalhando em rua
Foto: Biné Morais/Ag. São Luís.

Com equipes em vários pontos da cidade, a Prefeitura de São Luís segue com intenso trabalho visando corrigir os danos causados pelas fortes chuvas que têm caído na capital. Entre os trabalhos, que não param, estão manutenção e conservação de grandes avenidas, contenção de erosão, limpeza e desobstrução de galerias pluviais e também do leito de rios como Paciência. Trata-se de uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que em sua gestão executa um dos projetos mais abrangentes de intervenções urbanas dos últimos anos, o programa São Luís em Obras.

Nesta semana, as equipes de manutenção realizaram limpeza de galerias na área do Anel Viário, que fica nas imediações do Aterro do Bacanga; ao longo da Avenida Guajajaras e no viaduto Senador Alexandre Moura, mais conhecido como Túnel da Cohab, localizado no encontro das avenidas Jerônimo de Albuquerque e São Luís Rei de França. A limpeza de galerias pluviais também está ocorrendo nesta semana no Elevado da Cohama, no cruzamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque com a Avenida Daniel de La Touche.

"Seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estamos intensificando os serviços de desobstrução dos dispositivos de drenagem para garantir o escoamento adequado das águas e minimizar  os efeitos das fortes chuvas que estamos  enfrentando. Executamos as ações de drenagem permanentemente, durante todo o ano, mas em muito desses locais são encontrados volumes excessivos de lixo que causam problemas. Pedimos a colaboração de todos na manutenção dos espaços públicos evitando o descarte irregular de lixo", disse o gestor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

No bairro Recanto dos Vinhais, as equipes de manutenção trabalham na restauração de um trecho da rua Santo Antônio, que está sendo destruída aos poucos pela erosão, decorrente das fortes chuvas do período. O problema atingiu a tubulação pluvial e a rede de abastecimento de água potável.

Os serviços, neste momento, consistem em retirar uma árvore que caiu no canal de escoamento para, em seguida, ser iniciada a operação de restauro do sistema pluvial e, posteriormente, reforçar as estruturas de base que foram levadas pela enxurrada e, então, executar pavimentação no local.

PACIÊNCIA

Em outro ponto da cidade, ao longo do Rio Paciência, que percorre bairros como São Cristóvão e São Bernardo, entre outros, a Prefeitura está executando a limpeza e desobstrução do leito, retirando móveis velhos e outros objetos abandonados às margens, um trabalho que tem sido pausado constantemente por causa das chuvas, mas que deve ser realizado para atenuar os alagamentos que ocorrem neste período. Nesta semana, os trabalhos de limpeza do rio foram concentrados nas proximidades do Jardim São Cristóvão, no final da rua 42, onde o bairro se encontra com o Paciência.

O Paciência é um dos maiores rios da Ilha, pois além de atravessar diversos bairros da capital, passa também pelos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A sua principal nascente está localizada no tabuleiro do Tirirical, próxima à Universidade Estadual do Maranhão (Uema), seguindo em direção nordeste e desembocando na baía de Curupu, próximo a Ilha de Curupu, após percorrer cerca de 27,3 quilômetros.

Equipes da Semosp também trabalham, ainda, na construção de calçada e canteiros na Avenida dos Holandeses, reconstrução de calçadão na Rua Marabá, no Parque Amazonas e recuperação de canteiro na Avenida dos Africanos, entre outras localidades.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado