Vacinação: jovens de 18 anos são vacinados na capital

Vacinação: jovens de 18 anos são vacinados na capital
Foto: reprodução/TV Cidade

São Luís iniciou mais uma semana da campanha de vacinação contra Covid-19 sendo destaque nacional como a capital brasileira mais adiantada na imunização por faixa etária sem comorbidades. Nesta terça-feira (22) foi a vez de quem tem 18 anos.

Com a imunização de pessoas com 18 anos, São Luís se tornou a primeira capital do país a fechar o ciclo do Plano Nacional de Imunização, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A vacinação está ocorrendo nos nove pontos de imunização montados pela Prefeitura. O prefeito Eduardo Braide acompanhou o atendimento desta manhã no Centro Municipal de Vacinação (CMV) Multicenter Sebrae, avaliou as estratégias que fizeram da capital referência nacional na vacinação e destacou as próximas etapas da campanha.  

"Começamos a semana com São Luís sendo destaque na imprensa nacional por causa da campanha de vacinação contra Covid-19. Nós já estamos com 78% da nossa população adulta vacinada com a primeira dose. Nosso lema desde o início da campanha tem sido: basta ter vacina que vai parar no braço. Começamos a trabalhar no nosso Plano Municipal de Vacinação ainda no ano passado para garantir que assim que as vacinas ficassem disponíveis fossem aplicadas de forma rápida e organizada. Vamos seguir com todas as estratégias adotadas até aqui para que possamos vacinar a nossa população com as duas doses da vacina e superarmos essa crise sanitária", destacou o prefeito Eduardo Braide, enaltecendo que o feito é resultado de muito planejamento e trabalho.

Para avançar de forma rápida na vacinação, a gestão do prefeito Eduardo Braide montou diversas estratégias em seu Plano Municipal de Vacinação, que segue todas as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A principal delas foi montar centros municipais de vacinação em diversas regiões da cidade e com grande capacidade de atendimento. Com isso foi possível descentralizar o atendimento, facilitar o acesso da população à vacina e atender um grande número de pessoas de forma rápida, organizada e segura. Em um único dia, São Luís chegou a vacinar mais de 22 mil pessoas.

Com a instalação de nove pontos exclusivos de vacinação contra Covid-19, a capital conseguiu avançar na imunização sem comprometer os demais serviços de saúde municipais, já que a estrutura da campanha não utiliza as unidades básicas de saúde. Com isso, todos os atendimentos da atenção primária, ambulatorial, urgência e emergência continuam sendo prestados normalmente.

Esta organização permitiu ainda criar unidades exclusivas para o atendimento a síndromes gripais leves, disponibilizar 120 leitos de internação para o tratamento da doença, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ambulatório para o atendimento de quem ficou com sequelas da Covid-19 e ainda seguir com a campanha de vacinação contra Influenza/H1N1.

A campanha de vacinação contra Covid-19 começou dia 19 de janeiro em São Luís. Cinco meses após o início de todo este trabalho e sendo referência nacional como a capital brasileira mais adiantada na imunização de sua população. Desde então, 573.144 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus, e 114.992 mil pessoas já estão imunizadas com as duas doses.

Veja mais detalhes na reportagem de Laryssa Madeira:

Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 em São Luís:

Terça-feira (22): 18 anos

Pontos de vacinação - 8h às 18h

- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae

- Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)

- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)

- Centro Municipal de Vacinação UEMA

- Drive-thru - UEMA

- Drive-thru - Ceuma Renascença

- Centro Municipal de Vacinação - UFMA

- Drive-thru - UFMA

- Centro Municipal de Vacinação Senai BR 135

Compartilhe
Conteudo Relacionado