
O dia 1º de agosto marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre a doença e a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da redução do tabagismo, considerado o principal fator de risco. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, anualmente, cerca de 28 mil brasileiros morrem em decorrência da doença.
Segundo a oncologista Noele Gomes, um dos desafios do tratamento é o diagnóstico tardio. Segundo a especialista, 85% dos casos são identificados em estágios avançados, dificultando a cura. Os sintomas geralmente surgem quando a doença já está em fase avançada e podem incluir:
- Tosse persistente por mais de quatro semanas
- Produção de catarro
- Emagrecimento
- Dor torácica
Para pessoas no grupo de risco, exames periódicos são cruciais. A medicina evoluiu e, com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 90%. A principal forma de detecção é a tomografia de tórax de baixa dose, recomendada anualmente para a população de risco.
Mais informações na reportagem de Artur Oliveira, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.