Fevereiro Laranja alerta para prevenção e tratamento da leucemia

Fevereiro Laranja alerta para prevenção e tratamento da leucemia
Foto: reprodução/TV Cidade/Record.

No mês de fevereiro a cor laranja ganha destaque. Isso por conta da campanha destinada ao combate à leucemia, que faz alerta sobre a prevenção e também um alerta que reforça os critérios e importância de ser um doador de medula. O cadastro é feito no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) ou hemocentros, com a coleta de apenas cinco mililitros de sangue.

Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, maior a chance de cura. No caso da leucemia, que é um tipo de câncer dos glóbulos brancos, os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. São sinais que incluem a fadiga, palidez, febre, vômitos, hematomas inexplicáveis, entre outros.

Segundo o médico hematologista Yuri Nassar, são mais de doze tipos de leucemia podendo atingir todas as idades e se proliferar na forma aguda ou crônica. O exame de sangue simples, hemograma, feito periodicamente, pode ajudar a detectar alguma suspeita do quadro clínico.

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/Record.

Assista abaixo:

Segundo o Ministério da Saúde, nomeia-se leucemia os canceres das células sanguíneas da medula óssea, em sua maioria os glóbulos brancos e, geralmente, é de origem desconhecida.

A medula óssea é o local onde são produzidas as células sanguíneas e ocupa o centro dos ossos. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

Existem alguns tipos de leucemia. A classificação baseia-se no crescimento podem ser uma leucemia aguda (crescimento rápido) ou crônica (crescimento lento) e também a partir do tipo de célula acometida: células linfoides ou células mielóides.

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record.

Compartilhe
Conteudo Relacionado