Por quanto tempo podemos sobreviver sem comer? Veja

Por quanto tempo podemos sobreviver sem comer? Veja

Não existe um tempo certo para conseguir ficar sem comer. Segundo os médicos, nós podemos aguentar cerca de um mês se comer nada, mas isso depende de diversos fatores, em especial de nossa reserva de gordura.

Contudo, até a temperatura do ambiente influi. E há casos extremos, como de ilusionistas que já passaram mais de 50 dias sem ingerir alimento e pessoas que entraram em estado de "hibernação".

Greve de fome: sem comida por vontade própria
A greve de fome é uma das principais estratégias de resistência pacífica utilizada por prisioneiros políticos, líderes religiosos e ativistas de todo o mundo. Um dos casos mais conhecidos é o do famoso líder Mahatma Gandhi.

Em maio de 1933, ele principiou uma greve de fome em protesto à opressão britânica contra a Índia. Assim, Gandhi permaneceu por 21 dias em total privação de comida e com apenas alguns goles de água.

De acordo com a endocrinologista Rosana Radominski, após um período longo sem comida, o corpo apresenta sintomas de desnutrição, como emagrecimento e hipotensão, o que pode causar arritmias cardíacas, redução das proteínas e diminuição do tamanho dos órgãos - incluindo o cérebro -, torpor e a morte.

"Se a pessoa não tomar pelo menos líquidos, a evolução é muito mais rápida: há desidratação, parada de funcionamento dos rins, queda da pressão, arritmias cardíacas, falência.

Quando comer não é uma opção
Ficar sem comer, entretanto, nem sempre é uma opção de protesto. No final de 1991, o estudante de Medicina James Scott, então com 22 anos, viajou da Austrália para o Nepal para uma caminhada no Himalaia. Após uma tempestade, perdeu-se da trilha e, durante os 43 dias seguintes, sobreviveu apenas com bolas de neve derretidas e uma lagarta.

Foi através de uma rotina disciplinada e pensamento positivo que sua história se tornou um dos principais feitos de sobrevivência já relatados, possibilitando a Scott escrever o livro Perdido no Himalaia (Lost in the Himalayas, no original, em inglês).

Ele relatou que, após 20 dias, já não sentia mais fome, embora sonhasse com comida.

"A pessoa perde a fome porque entra em um estado de produção excessiva de cetonas por metabolismo de gorduras", esclarece Rosana Radominski.

Temperatura
O clima é outro fator importante, que pode colaborar para a sobrevivência do indivíduo sem comida.
No calor, o corpo desidrata mais rápido, enquanto que, no frio, o corpo usa a energia acumulada para manter a temperatura corporal. As chances de sobrevivência em temperaturas amenas, portanto, é maior.

O caso de um sueco que ficou preso pela neve em seu carro durante dois meses retrata bem essa situação. De acordo com a polícia, o homem de 45 anos e identidade não revelada enfrentou temperaturas em torno de -30°C.

Ao ser encontrado, o sobrevivente afirmou ter se alimentado apenas de neve derretida nesse período. Os médicos acreditam que ele tenha entrado em uma espécie de hibernação, com gasto mínimo de energia.

A ingestão de líquidos também é vital para prolongar o período de sobrevivência.

"A água é o solvente universal que carrega todos os nutrientes até as células, possibilitando a vida", afirma o nutricionista Gabriel de Carvalho, diretor do Instituto de Nutrição Avançada.

Segundo ele, a água é essencial para a regulação da temperatura corporal, ajudando a resfriar o corpo.

Veja outros casos de pessoas que sobreviveram de ‘acidentes’ passando fome:

O caminhoneiro gaúcho Renato Varela de Oliveira, 43 anos, sobreviveu a um acidente de trânsito depois de ficar quatro dias preso nas ferragens do caminhão, no Paraná. Ele se alimentou da carga de laranjas que invadiram a cabine.

Um idoso que havia se perdido com a mulher no Arizona, nos EUA, sobreviveu a 3 dias de tempestades de neve após sair caminhando por uma rodovia florestal em busca de socorro para a companheira. Dana Davis, 86 anos, foi encontrado caminhando pouco tempo antes de sua mulher, Elizabeth, 82 anos, ser achada morta.

Uma menina de 9 anos sobreviveu após ficar dois dias presa em um carro capotado em temperaturas abaixo de zero, se alimentando de biscoitos e Gatorade.

Um homem sobreviveu mais de 60 horas na selva após o avião no qual estava cair na Bolívia. Ele teve que beber urina e água de um lago.

Portal Terra

Compartilhe