Quilombolas ocupam sede do Iterma em São Luís

Quilombolas ocupam sede do Iterma em São Luís

Quilombolas estão desde a tarde de ontem (18) a sede do Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (ITERMA). Hoje eles decidiram ocupar definitivamente o prédio do órgão até que lhes fossem apresentados os processos de titulação de terras que estão no Iterma.

Segundo o presidente do Instituto, Luís Alfredo, já foram tituladas 23 áreas e somente este ano foram mais 13, beneficiando 2.600 famílias.

A titulação de 200 mil hectares de terras devem ser entregues até o fim do ano, garantiu Luís Alfredo, o que vai beneficiar 3.600 famílias. Ainda de acordo com o presidente, no Iterma mais 1 milhão de hectares estão em processo de titulação para os quilombolas. Já no Incra, estão em andamento 300 processos.

Exigências

Os quilombolas apresentaram uma lista de 15 ítens, entre eles, querem saber se os processos estão em andamento. Os quilombolas exigem ainda, a presença de Fernando Fialho, secretário de desenvolvimento social e agricultura familiar, do Supereintendente do Incra, do Coordenador do Programa Terra Legal, além da presença da Delegada Geral da Polícia Civil, Maria Cristina Menezes.

A ocupação deve seguir por tempo indeterminado.

Mortes

De acordo com dados da Pastoral da Terra, somente no ano passado, 07 quilombolas morreram em conflitos de terra e neste ano já foram mais 07. 

Compartilhe