Governo e sindicato firmam acordo para o fim da greve dos professores

Governo e sindicato firmam acordo para o fim da greve dos professores
Foto: divulgação/Seduc.

Na tarde desta quinta-feira (30), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinproesemma) firmaram acordo para implantação da última proposta apresentada à categoria de reajuste salarial de 11% e outros ganhos para os educadores do Magistério da Educação Básica. A reunião para o acordo que põe fim ao movimento grevista foi realizada na sede da Seduc.

Participaram do ato, o Subsecretário de Educação, Anderson Lindoso, representando o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o procurador-geral adjunto para assuntos institucionais da PGE, Bruno Tomé Fonseca, e o presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, na presença das assessorias jurídicas dos órgãos presentes e do sindicato.

O acordo prevê o reajuste de 11% a ser pago em duas parcelas: uma retroativo a janeiro e a outra no mês de julho; a implantação das titulações e progressões na carreira docente; auditoria na folha de pagamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e eleição para gestor escolar, que correspondem a pleitos da categoria. Além da manutenção da mesa de diálogo e negociação entre governo e sindicato.

“O sindicato aceitou a proposta feita pelo Governo do Estado de 11%. Nós já estamos encaminhando agora esse acordo ao Tribunal de Justiça para que seja homologado. Demos fim, de vez, a esse impasse nesse momento, mas continuaremos a debater os demais pontos de valorização profissional. Notadamente, porque o debate entre governo e sindicato tem que ser permanente para que a gente possa garantir a qualidade da aprendizagem em nosso estado”, pontuou Anderson Lindoso.

O subscretário da Seduc também fez um apelo aos professores para que retornem o mais breve às salas de aulas. “Fazemos um apelo aos docentes para que retornem e a Seduc irá trabalhar para repor os dias sem aulas e garantir aos estudantes os 200 dias letivos e a qualidade que buscamos para os bons resultados na aprendizagem e avaliações e eles possam seguir o seu futuro”, enfatizou.

“A PGE tem a incumbência de fazer justamente a elaboração jurídica desse acordo para que, com segurança jurídica e parcimônia, finalize essa greve para que realmente haja o retorno e a continuidade do serviço público mais importante, que é educação dos nossos jovens”, explicou o procurador-geral adjunto da PGE, Bruno Tomé Fonseca.

O presidente do sindicato, Raimundo Oliveira, explicou sobre a decisão de encerrar o movimento paredista e o acordo com o governo “A direção do sindicato tomou essa decisão de obedecer uma determinação do Tribunal de Justiça no tocante à ilegalidade da greve e, nesse sentido, nós resgatamos a proposta colocada junto ao Ministério Público e assim encaminhamos pelo encerramento da greve dos trabalhadores em educação, mas sem deixar de fazer o debate de outros pontos importantes, principalmente com permanência dessa mesa de negociação intermediada pelo Ministério Público”, realçou.

Sobre o retorno às salas de aula, disparou: “Como trabalhador da educação, é necessário que prestemos os nossos serviços para assim termos uma educação pública de qualidade para os maranhenses, sem perder de vista a luta pela dignidade, pela valorização salarial de todos nós, trabalhadores em educação do Estado do Maranhão”, finalizou Oliveira.

Com Seduc.

Mais informações na reportagem de Eduardo Ribeiro, para a TV Cidade.

Assista abaixo:

 

Compartilhe
Saiba Mais
Conteudo Relacionado