Mortes violentas têm redução de 42% na Grande Ilha

 Mortes violentas têm redução de 42% na Grande Ilha
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

As ocorrências de mortes violentas tiveram queda de 42,9% na Região Metropolitana de São Luís, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O índice se refere a casos registrados nas cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, em novembro deste ano, no comparativo com o mesmo mês de 2021. As mortes violentas incluem os homicídios, lesões corporais com morte e os latrocínios (roubos seguidos de morte), formando o grupo de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

De acordo com o levantamento, em novembro deste ano, totalizaram 16 casos de CVLI, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 28 ocorrências. Deste total, em 2022, foram 15 homicídios e um latrocínio. Já em 2021, somaram 26 homicídios e dois latrocínios. Não houve registros de lesão corporal com morte nestes períodos.

Na capital, a redução destes casos ficou em 50% em novembro, no comparativo entre 2021 e 2022. No período este ano, foram 11 casos de CVLI contra 22 ano passado. Na separação das modalidades de crimes, somaram 10 homicídios e um latrocínio este ano, contra 20 homicídios e dois latrocínios ano passado. Não houve ocorrência de lesão corporal com morte.

A queda é resultado de uma série de operações específicas para combate destes casos, promovida pela instituição, envolvendo as polícias Civil e Militar, além de outros grupamentos do sistema, pontua o titular da SSP-MA, Sílvio Leite.

Somado aos investimentos em aquisição de viaturas, equipamentos e armamentos, o Governo do Estado também reforça a qualificação dos grupamentos policiais, investe na melhoria salarial, em promoções, aumento do efetivo, regionalização das polícias Civil, Militar, Perícia, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e Centro Tático Aéreo. Ainda, ampliação dos Conselhos Comunitários e expansão do Programa Educacional de Resistência à Drogas e a Violência (Proerd).

Compartilhe
Conteudo Relacionado