Estudantes maranhenses participarão do Parlamento Jovem Brasileiro em Brasília

Estudantes maranhenses participarão do Parlamento Jovem Brasileiro em Brasília
Foto: Divulgação/SEDUC.

Uma viagem e uma grande conquista na vida dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, Marcos Kauan Oliveira Maia Rodrigues, Maria Victoria de Sousa Oliveira e Paulo Guilherme Marques Correa. Eles embarcaram, neste domingo (22), para participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019, em Brasília.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, que tenham entre 16 e 22 anos. O objetivo é propiciar a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade para que estudantes participem, durante uma semana, em Brasília, de uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato como Deputado Jovem.

Os três maranhenses se juntarão aos outros 75 estudantes, dos demais estados brasileiros, na capital federal, onde serão empossados como deputados jovens e simularão, de 23 a 27 de setembro, na Câmara dos Deputados, todo o processo legislativo, elaborando projeto de lei e debatendo temas de grande importância para o país.

Filho de um casal de lavradores da zona rural do município maranhense de Centro do Guilherme, Marcos Kauan Oliveira Maia Rodrigues, 17 anos, que estuda na 3ª série do Colégio Militar Tiradentes III, em Bacabal, revelou que o Parlamento Jovem Brasileiro é a sua segunda conquista no âmbito legislativo e confessou que tem um sonho.

“Orgulho-me bastante de ser aluno de escola pública durante toda a minha vida estudantil. Em 2018, fui selecionado pelo Parlamento Estudantil Maranhense, programa da Assembleia Legislativa, e sou atualmente deputado estadual jovem pelo Estado do Maranhão. O Parlamento Jovem Brasileiro é uma meta alcançada. Com um projeto de lei na área dos Direitos Humanos e Minorias buscarei em Brasília defender isso e dar voz aos desassistidos. Eu também tenho como sonho participar do programa estadual Cidadão do Mundo, a fim de fazer intercâmbio internacional” confidenciou.

Maria Victoria de Sousa Oliveira, 16 anos, estudante do 1º ano do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, em Timon, não pensa em seguir carreira política, mas revela que participar do Parlamento Jovem Brasileiro será uma experiência única. Ela defenderá o projeto Bibliotecas Virtuais.

“Eu fui eleita jovem parlamentar e única representante mulher do Maranhão no Parlamento Jovem Brasileiro de 2019. O meu objetivo é me formar em Psicologia, mas tenho certeza de que essa experiência irá causar grande impacto, contribuindo para a construção do meu projeto de vida. Eu tenho a chance de influenciar e ajudar outros estudantes a participarem e viverem essa oportunidade que o Parlamento Jovem Brasileiro nos proporciona”, sustentou.

Paulo Guilherme Marques Correa, 17 anos, estudante do Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, localizado em São Luís, lembrou que quase não acreditou quando recebeu a notícia de que iria participar do PJB.

“Quando soube que iria participar do evento em Brasília, eu fiquei muito emocionado. A diretora e os coordenadores me agradeceram muito por essa conquista, já que sou o primeiro da escola a vivenciar essa experiência. Estou muito feliz, sou estudante de escola pública e estarei presente no PJB, um evento de grande relevância para país, isso é incrível. Serei deputado por uma semana e defenderei, na Câmara dos Deputados, o projeto intitulado As Praças Públicas”, expressou.

Com informações do Governo do Maranhão.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado