Governo anuncia ampliação do tratamento contra câncer no MA

Governo anuncia ampliação do tratamento contra câncer no Leste Maranhense
Fonte: reprodução

O Governo do Estado anunciou que vai ampliar a assistência especializada a pacientes em tratamento contra o câncer no Maranhão. 

Durante agenda no município de Caxias, na última segunda-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a ampliação do número de leitos oncológicos no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, que passam de 19 para 30.

"São leitos de enfermaria, todos prontos para dar suporte a pacientes vindos da Região Leste Maranhense. Com essa estrutura, ganhamos em qualidade de vida, atendimento, além da agilidade e tempo na resposta ao tratamento, algo por demais valioso para quem está iniciando a assistência oncológica", afirmou o secretário Tiago Fernandes.

Localizado na BR-316, o Hospital Macrorregional de Caxias é referência para os sete municípios da região no tratamento contra o câncer, com habilitação em Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). 

A admissão de pacientes para tratamento no hospital acontece via Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da própria unidade ou por encaminhamento dos municípios. Os serviços de Oncologia ofertados pelo hospital contemplam as especialidades em oncologia clínica, cirúrgica, cuidados paliativos, serviço de urgência e emergência, quimioterapia, dentre outros.

De 2021 até maio deste ano, o hospital já realizou 1.443 procedimentos de quimioterapia. Entre os principais tipos de câncer tratados na unidade, estão os urológicos e ginecológicos, bem como na região da cabeça e pescoço, que envolvem as áreas da boca, tireoide e laringe.

Mais serviços

O Hospital Macrorregional de Caxias ainda oferta serviços de apoio diagnóstico como raio-X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, broncoscopia, laringoscopia, retossigmoidoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames laboratoriais. Também são viabilizados pela unidade exames como ressonância magnética, cintilografia óssea e de corpo inteiro, tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET CT), angiografia cerebral e mamografia.

Compartilhe
Conteudo Relacionado