Bacuri: familiares relatam perda de estudantes após 9 anos de acidente no MA

 Bacuri: envolvidos em morte de 8 estudantes não irão a júri popular
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

O acidente que tirou a vida de oito estudantes da rede municipal de Bacuri, município do Maranhão, vai completar uma década em 2024. O acidente aconteceu em 29 de abril de 2014, por volta das 18h, na estrada entre a sede de Bacuri e o Povoado Madragoa, quando uma caminhonete alugada pelo município para o transporte dos estudantes se envolveu no acidente. No momento, o veículo transportava 22 estudantes do Colégio América do Norte, na carroceria.

O carro, que estava sendo dirigido pelo filho do dono do transporte escolar bateu em um caminhão de carga que vinha no sentido oposto da estrada da Madragoa, causando a morte de oito estudantes e do proprietário do veículo, além de deixar mais oito feridos graves. Alan A. S., na época com 16 anos, e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), informou à polícia que o pai disse estar com dor nas costas e pediu para o jovem dirigir a caminhonete naquele dia. O pai se posicionou do lado de fora do carro, de pé no estribo, na porta do lado do motorista, para ajudar o filho a dirigir.

O adolescente disse que dirigia na estrada quando viu um caminhão vindo na direção contrária e se assustou, jogando o carro para o acostamento, para evitar que o caminhão atingisse o seu pai, que estava do lado de fora. Só que o pai dele, temendo um acidente, assumiu a direção e puxou o carro de volta para a pista, que foi de encontro ao caminhão.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Maranhão (MPMA), houve fraude na realização de licitação do transporte escolar, que contratou a empresa para realizar o serviço. Os cinco réus foram condenados por improbidade administrativa ainda em 2016, mas agora, TJMA decidiu que eles serão julgados em primeira instância, apenas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e não mais em júri popular, assim como anunciado pelo pelo TJMA no mês de abril. O MPMA disse que vai recorrer da decisão.

Foram pronunciados o ex-prefeito Baldoíno Nery; a ex-secretária municipal de Educação, Célia Nery; o então chefe da comissão de Licitação, Gersen James; o ex-pregoeiro municipal, Wagno Setúbal, e o sócio-diretor da empresa contratada pela Prefeitura de Bacuri para prestar serviços de transporte escolar, Andrew Santos.

Os estudantes Ana Raquel Borges, Clenilde Asevedo, Aldaléia Gomes, Nayara Costa, Carlos Vinicius Almeida, Jefferson Silva e as irmãs Emyly e Samyly Farias, morreram no desastre. Uma equipe de reportagem da TV Cidade/Record TV foi até a cidade de Bacuri, a 520 km de São Luís, e conversou com os familiares das vítimas. Eles relatam como receberam a notícia das mortes dos jovens e a dor da perda ainda forte, 9 anos após o acidente.  

Mais informações na reportagem de Clecio Bertozzi, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Cidade Alerta-MA, com Markos Martins, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado