Eleições 2020: Bira do Pindaré comenta propostas na TV Cidade

Eleições 2020: Bira do Pindaré comenta propostas na TV Cidade
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, com o programa Eleições 2020.

Nessa quarta-feira (28) a emissora recebeu o sétimo entrevistado, Bira do Pindaré (PSB). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Ailton Nunes e Daniel Meireles. Bira defende uma cidade Humana, com modelo de educação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) como Secretário de Ciência e Tecnologia. Uma das propostas de governo é cuidar dos bairros periféricos investindo na zona rural.

EDUCAÇÃO

A proposta do candidato é avançar na qualidade da educação nas escolas municipais. Para isso vai se inspirar no modelo de educação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Implantar escolas plenas, equipadas com ambiente adequado aos estudantes, valorizar os profissionais da educação, aproveitar os recursos do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A ideia de Bira é fortalecer a rede de atendimento municipal, o Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), unificar políticas de assistência social com as políticas de direitos humanos, implantar o programa de apoio a pessoas negras, idosos, pessoas com deficiência e enfrentamento a violência contra as mulheres e comunidade LGBT.

INFRAESTUTURA

O candidato Bira propõe uma política permanente de pavimentação de ruas, com asfaltamento dentro dos bairros em parceria com a comunidade. Quer garantir mobilidade e acessibilidade, com ciclovias e calçadas adequadas além de cesso de pessoas com deficiência as praias da cidade.

EMPREGO E RENDA

Bira quer dedicar 2% do orçamento municipal ao desenvolvimento rural de São Luís, investir na construção da CEASA rural e logística portuária para pescadores. Implantar bancos comunitários para facilitar crédito e orientação ao pequeno empreendedor com política de qualificação profissional, criando o Instituto Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Pretende regulamentar o serviço de vendedores ambulantes.

SAÚDE

Não pretende criar novos Socorrões na cidade por conta da construção do Hospital da Ilha pelo governo do Estado. Priorizar a atenção básica, reforçar os serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

TRANSPORTE

Transporte seguro, acessível e de qualidade, bilhete único ilimitado. Nele as paradas de ônibus de tornam terminais de integração. Dialogo com as empresas de transporte coletivo com revisão do contrato com mudanças na base contratual.

Abaixo a entrevista completa com o candidato Bira do Pindaré (PSB) a prefeito de São Luís.

Assista:

O próximo entrevistado será o candidato Duarte Júnior (Republicanos) na próxima quinta-feira (29). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.

O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.

ORDEM DAS ENTREVISTAS

No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.

Confira:

20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) [assista a entrevista aqui]
27/10: Eduardo Braide (Podemos) [assista a entrevista aqui]
28/10: Bira do Pindaré (PSB)
29/10: Duarte Júnior (Republicanos) 
30/10: Silvio Antônio (PRTB) 
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

 PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado