
Novecentos e vinte e nove oficiais e praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram promovidos nessa segunda-feira (22), em cerimônia realizada no Comando Geral da PMMA, no bairro Calhau, em São Luís.
A promoção dos militares é um ato de reconhecimento, valorização profissional e fortalecimento das duas corporações.
A solenidade de promoção dos militares contou com a condução do governador do Estado, Carlos Brandão. Ao todo, foram promovidos 698 policiais militares, sendo 604 praças e 94 oficiais. Dentre os oficiais promovidos, oito passam a ocupar o posto de coronel, o mais alto da carreira, e 16 ascenderam ao posto de 2º tenente, primeiro posto da carreira de oficial. Já no CBMMA, 231 militares foram contemplados, entre eles 113 oficiais e 118 praças.
Destaque para os seis oficiais que atingiram o posto de coronel, incluindo a coronel Amanda Coelho, primeira mulher a alcançar o posto de coronel combatente no Corpo de Bombeiros.
Desde 2022, o governo Carlos Brandão já efetivou 4.414 promoções para militares, reafirmando o compromisso com a valorização profissional, a motivação dos policiais e bombeiros militares, e o fortalecimento das corporações.
Desse total, 3.708 contemplaram oficiais e praças da PMMA e 706 promoções foram destinadas para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar. Para o comandante geral da PMMA, coronel Wallace Amorim, o momento é de reconhecimento da atuação individual e coletiva dos promovidos e representa um novo ciclo na carreira militar dos agentes promovidos.
“É muito importante esta data porque é um novo ciclo que começa na vida desses profissionais. É mais do que simplesmente colocar uma estrela ou uma insígnia. Isso vai causar mais impacto na atuação desses policiais”, avalia o coronel Wallace Amorim.
Promoção Post-mortem
O ato de cerimônia de promoção dos praças e oficiais da PMMA e do CBMMA também contou com a promoção Post- mortem do tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio ao posto de coronel.
Marco Aurélio faleceu em 2023, ao sofrer um mal súbito após uma partida de futebol. A homenagem foi entregue a familiares do militar.
A cerimônia no Comando Geral da PMMA também contou com a presença de prefeitos de cidades maranhenses, secretários de Estado e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.
Fonte: Governo do Maranhão.