Encontro estadual discute políticas públicas para as crianças maranhenses

Encontro estadual discute políticas públicas para as crianças maranhenses
Foto: reprodução/TV Cidade/RecordTV.

Agosto é o mês da primeira infância e para debater políticas públicas que garantam atenção integral às crianças maranhenses de até 6 anos de idade o Governo do Maranhão realizou o Encontro Estadual Primeira Infância no Suas e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão. O encontro faz parte da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância 2023, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

O evento aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, e reuniu prefeitos, secretários municipais de assistência social e agentes que atuam no programa Criança Feliz, de apoio à primeira infância de todos os municípios maranhenses.

O evento foi aberto com a palestra Primeira Infância no Suas e as especificidades das múltiplas infâncias, realizada por Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Estado do Ceará. Antes foi realizada uma acolhida com a Orquestra de Violões de Trilhas e Sons de Itapecuru-Mirim.

O Encontro Estadual Primeira Infância no Suas e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão marca o início das atividades do Mês da Primeira Infância, cujo objetivo é destacar a importância dos investimentos na primeira infância para o fortalecimento do desenvolvimento humano, por meio da oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança e a sua família.

Neste ano a campanha irá tratar das particularidades da infância no Maranhão, considerando as diferenças regionais e culturais presentes no território maranhense. Com isso, busca-se inserir nas ações as crianças quilombolas, ribeirinhas, ciganas, indígenas e outras. Entre as ações que serão realizadas durante a campanha estão oficinas, palestras, rodas de conversas e brincadeiras nas comunidades.

As ações da Campanha Estadual Mês da Primeira Infância 2023 ocorrem por meio do programa Criança Feliz que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. As visitas são ofertadas pelos municípios.

O Mês da Primeira Infância é realizado de maneira integrada com as coordenações estaduais do programa Criança Feliz e entidades parceiras da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (Snapi).

Mais informações na reportagem de Laryssa Madeira, para a TV Cidade/RecordTV.

Assista abaixo:

Fique ligado! O Jornal da Cidade, com Gabriela Almeida, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 19h20, pela TV Cidade/Record TV.

Compartilhe
Conteudo Relacionado